Publicidade

Estado de Minas BEM-ESTAR

Até transtorno alimentar pode causar sensibilidade nos dentes

Escovação forte demais e alimentos ácidos são as principais causas desse problema bucal


postado em 28/12/2017 10:02 / atualizado em 28/12/2017 10:06

(foto: Pixabay)
(foto: Pixabay)
Se você costuma sentir dor no dente ao ingerir alimentos ou bebidas geladas, quentes ou doces demais, saiba que pode estar sofrendo com sensibilidade dentária, que tem diversas causas. Você sabia, por exemplo, que fazer atividades físicas que exigem esforço e/ou pressão nos dentes pode causar a temida sensibilidade? Ou ainda que gengivite pode agravar o problema? Uma pesquisa sobre saúde oral feita pela Kantar Ibope, a pedido da Sensodyne, aponta que 14% dos pacientes brasileiros que sofrem com sensibilidade nos dentes também são vítimas da gengivite.

De acordo com a dentista Thais Azevedo, existem várias causas e agravantes para a sensibilidade nos dentes, como o bruxismo, que é um rangido ou cerramento involuntário do maxilar, e ainda a escovação com pressão demasiada e escova dura demais. Até problemas do estômago, como refluxo e acidez, e distúrbios alimentares como bulimia podem afetar a boca e causar dor nos dentes.

"A gengivite, por exemplo, é um problema de saúde oral muito correlacionado à sensibilidade nos dentes. Com o avanço da idade e o aumento das recessões gengivais, a dentina fica mais exposta. Isso ocorre por causa de alguns eventos biológicos naturais do corpo humano e inerentes ao envelhecimento como esclerose tubular ou fibrose pulpar", explica a dentista.

A especialista esclarece ainda que a escovação errada e a escolha de cremes dentais excessivamente abrasivos podem ocasionar e aumentar o problema. Segundo ela, a utilização de escovas de cerdas duras, com escovação muito forte estão entre os principais erros. "A gengiva obedece às pressões que incidem sobre ela. Por isso, quem escova os dentes com força ou com cerdas muito firmes, fatalmente, em algum momento, terá sua gengiva retraída, correndo o risco de desgaste do esmalte dos dentes também, gerando, assim, sensibilidade. A pressão adequada sobre os dentes na hora da escovação deve ser a mesma quando higienizamos a boca segurando a escova com apenas três dedos", esclarece Thais Azevedo.

Conforme a dentista, a escovação precisa ser suave não apenas por conta da gengiva, mas também porque as cerdas limpam de forma eficaz quando vão de encontro ao dente na posição reta.

Ela lembra que a hipersensibilidade dental é uma resposta dolorosa, de intensidade variável, a um estímulo que seria incapaz de causar esse sintoma em situação de normalidade. O problema é causado por três principais fatores: escovação excessiva ou agressiva; problemas gengivais; e ingestão frequente de alimentos e bebidas ácidas. Em casos mais graves, a dor da hipersensibilidade pode se tornar contínua e acarretar em necrose pulpar, isto é, "morte" do dente. Por outro lado, em casos mais brandos, ela pode desaparecer sozinha, o que pode demorar anos, pois, para isso acontecer, é necessária a formação de dentina esclerótica ou reparadora.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade