Publicidade

Estado de Minas BEM-ESTAR

Vida moderna gera mais desgaste e lesões nos dentes, diz especialista

Problemas são decorrentes de vários hábitos, incluindo alimentares


postado em 07/01/2019 13:30 / atualizado em 07/01/2019 13:47

(foto: Pexels)
(foto: Pexels)

Estresse, ansiedade, bruxismo, refluxo gástrico, desidratação, tabagismo, escovação e higienização inadequada e a ingestão continua e exagerada de alimentos cítricos ou muito ácidos, cafeína, doces e bebidas destiladas e fermentadas são alguns dos principais fatores que contribuem para o envelhecimento precoce dos dentes.

A prevenção da cárie e de outras doenças na boca devem fazer parte da rotina das pessoas. Porém, é preciso ficar de olho também no desgaste dos dentes e nas lesões não cariosas – que configuram os casos de enfraquecimento antecipado dos dentes, já que podem levar a situações mais graves, incluindo a perda dentária.

O cirurgião dentista Carlos Cordeiro explica que a lesão não cariosa possui relação direta com o estilo de vida moderno e apresenta como principal sintoma a hipersensibilidade dos dentes. "O processo de envelhecimento precoce dos dentes está ocorrendo cada vez mais em pessoas de todas as idades, devido a hábitos diários da modernidade, que são considerados benéficos à saúde corporal, mas que podem ser prejudiciais em longo prazo para os dentes, como a ingestão de água com limão, chás, sucos desintoxicantes e bebidas isotônicas, e a prática de dietas como o jejum intermitente. Esse problema se desenvolve devido ao fato de que tais rotinas acabam alterando e tornando mais ácido o pH bucal", esclarece o especialista.

Ao acometer todas as faces dos dentes, as lesões não cariosas se dão quando o esmalte é perdido, fazendo com que a dentina fique exposta e, consequentemente, surge a sensação de dor. "Com o agravamento do caso, a gengiva se retrai de forma prematura, e a lesão pode se ampliar e virar uma cavidade, que ao se aprofundar causa a perda do dente", diz o dentista.

Segundo Cordeiro, outros aspectos que influenciam a intensificação dessas lesões são problemas emocionais, como ansiedade, depressão e estresse, muito comuns no dia a dia das pessoas. "A inquietação, agitação e nervosismo geram a diminuição do fluxo salivar e este é um dos maiores implicadores no processo de reconstituição dos minerais perdidos pelos dentes. Além deste efeito, as características emocionais dos pacientes também podem contribuir para a ocorrência de casos de apertamento e bruxismo, que atuam diretamente no surgimento de fraturas e desgaste dos dentes", conta o especialista.

Ele diz ainda que o desgaste dental e as lesões não cariosas também podem surgir com maior frequência em quem já fez uso de aparelhos ortodônticos; em pacientes com doenças gástricas, como refluxo e úlcera; em indivíduos que foram submetidos a cirurgia bariátrica ou que fazem uso de balão intragástrico; e pessoas que mantêm o uso contínuo de medicamentos e tratamentos invasivos, como quimioterapia e radioterapia.

Para prevenir o envelhecimento precoce dos dentes também é preciso que a escovação receba grande atenção. "As pessoas costumam escovar os dentes logo após as refeições e isso é bastante nocivo, pois, ao longo do almoço ou jantar, o pH da boca se altera, fazendo com que os dentes fiquem suscetíveis à perda de minerais. Para que não ocorra a corrosão dos dentes, o correto é esperar ao menos 20 minutos, isso porque depois desse período, o pH da área se reequilibra e os dentes adquirem a preparação necessária para receber o atrito da escova", recomenda Carlos Cordeiro.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade