Publicidade

Estado de Minas BEM-ESTAR

Clareamento dos dentes pode afetar a saúde bucal

Estudo alerta para o desgaste do esmalte e do colágeno


postado em 11/04/2019 10:26 / atualizado em 11/04/2019 10:37

(foto: Pixabay)
(foto: Pixabay)

Você costuma usar produtos para clarear os dentes? Cuidado, porque apesar de ganhar um tom mais branco, os clareadores podem afetar a saúde da boca. Três estudos apresentados na reunião anual da Sociedade Americana de Bioquímica e Biologia Molecular, realizada no início de abril em Orlando, na Flórida, Estados Unidos, mostram que produtos à base de peróxido de hidrogênio e outros agentes branqueadores afetam o esmalte dos dentes. A informação foi divulgada pela versão canadense do portal Gizmodo.

As pesquisas, lideradas por Kelly Keenan, professora associada de Química na Universidade de Stockton, em Nova Jersey (EUA), sugerem que os agentes branqueadores podem facilmente alcançar a camada de dentina (tecido ósseo), por meio do desgaste do esmalte, e avaliaram como o peróxido de hidrogênio, um ingrediente comum dos clareadores, interage diretamente com o colágeno, responsável pela maioria das proteínas encontradas na dentina.

Eles usaram dentes humanos extraídos e os trataram com tiras de clareamento seguindo as instruções do fabricante, ou seja, deixaram o produto agir por uma hora (quem tem sensibilidade dentária usa por menos tempo). Em seguida, os dentes foram mergulhados em saliva artificial e foram lavados por uma hora.

De acordo com o Gizmodo, o colágeno e outras proteínas foram então extraídos dos dentes e seus níveis foram avaliados. Um grupo de controle, que não teve os dentes clareados, serviu de comparação. Além disso, os cientistas avaliaram os efeitos em longo prazo das tiras clareadoras por meio de três rodadas de clareamento.

"Nós medimos o colágeno usando dois métodos e observamos uma diminuição com o uso das tiras, que se mostrou ainda pior ao serem feitas três rodadas, em comparação com apenas uma. Encontramos resultados semelhantes para as proteínas não-colágenas também", comenta Kelly Keenan ao portal canadense.

Os pesquisadores lembram que os resultados são primários e que planejam estudar mais detalhadamente como o peróxido de hidrogênio afeta diretamente o colágeno.

Conforme a cientista, ainda que as tiras de clareamento causem danos ao colágeno, ele pode ser regenerado pela polpa do dente – composta por nervos, vasos sanguíneos e tecido conjuntivo. Mas em pessoas que realizaram canais radiculares e removeram a polpa, isso não é mais possível, afirma Keenan. Ela alerta ainda que o esmalte perdido não é recuperado.

"Além disso, como a reposição de colágeno é lenta, pode ser prejudicial realizar muitos clareamentos num curto período de tempo", acrescenta a pesquisadora, citada pelo Gizmodo.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade