Publicidade

Estado de Minas SAÚDE

Você sabe diferenciar alergia de resfriado?

Congestão nasal, espirro e tosse: saiba como diferenciar estes sintomas na rinite alérgica e numa infecção viral


postado em 15/01/2018 08:14 / atualizado em 15/01/2018 08:19

Como esclarece o médico, alguns sintomas da rinite alérgica e do resfriado são bem parecidos, mas a febre, por exemplo, só ocorre na infecção viral(foto: Pixabay)
Como esclarece o médico, alguns sintomas da rinite alérgica e do resfriado são bem parecidos, mas a febre, por exemplo, só ocorre na infecção viral (foto: Pixabay)
Coceira no nariz, espirros, congestão nasal, coriza e tosse. Sintomas da rinite alérgica ou de um resfriado? Podem ser atribuídos a ambos, apesar das patologias serem bem diferentes. Ainda assim, os sintomas possuem algumas especificidades que os distinguem. "Um resfriado, muitas vezes, pode ser confundido com alergias, porque, necessariamente, ele não está acompanhado de febre", esclarece o especialista em medicina interna Ian Tong, em entrevista para o portal americano de notícias HuffPost.

Para diferenciar uma rinite de um resfriado, primeiramente, o médico recomenda avaliar o nível de fadiga. Segundo o médico, no resfriado, seu corpo está implorando por descanso e você tende a dormir mais que o normal. Neste caso, ocorre a infecção da mucosa nasal por vírus, que causam sintomas mais restritos ao trato respiratório superior, que costumam durar de dois dias a uma semana.

Já a rinite é a inflamação da mucosa nasal por contato com alérgenos ou por exposição à mudança de clima em pessoas que tenham esta predisposição. O número de sintomas, a intensidade e a frequência variam em cada pessoa. Não é uma patologia contagiosa, nem causa febre. Algumas alergias podem irritar a garganta, mas, geralmente a dor neste local está ligada ao resfriado, de acordo com Ian Tong.

Na rinite alérgica, os sintomas tendem a durar mais e se repetirem com maior frequência dependendo da susceptibilidade da pessoa. Normalmente, aquele paciente que diz estar sempre gripado tem grandes chances de sofrer de rinite alérgica.

Prevenção

A primeira dica do médico é a ingestão de líquidos, como água e sucos naturais. Uma pessoa desidratada só torna as dores musculares a e a fraqueza pior, no caso de uma gripe ou resfriado. Dormir bem é a segunda melhor coisa a se fazer. Conforme o especialista americano, uma pessoa que não tem um bom sono está mais suscetível às doenças.

No caso das alergias, é recomendável evitar lugares úmidos e ambientes fechados; lavar as mãos constantemente; e não levá-las aos olhos e nariz, principalmente. Uma pessoa com rinite alérgica pode identificar situações que deflagram os sintomas e evitá-los, como, por exemplo, contato com animais com pelos, perfumes e poeira – especialmente as de casa.

(com portal HuffPost)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade