Publicidade

Estado de Minas SAÚDE

Cuidado: febre amarela também pode afetar os olhos

A grave doença causa inúmeros problemas no organismo, incluindo a dor ocular


postado em 06/03/2018 12:56 / atualizado em 06/03/2018 13:23

(foto: USP Imagens/Divulgação)
(foto: USP Imagens/Divulgação)
Em meio ao surto de febre amarela que vem causando temor em várias partes do Brasil, especialmente nos estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro, é importante estar atento a um sintoma pouco divulgado: dor nos olhos.

O oftalmologista Mário Junqueira Nóbrega, do Grupo HOBrasil, de Joinville (SC), explica que na fase aguda da febre amarela, que é transmitida pelos mosquitos dos gêneros Haemagogus ou Sabethes, o paciente também pode apresentar distúrbios oculares, além dos sintomas gerais mais comuns, como febre alta, dor de cabeça, dores intensas pelo corpo, mal-estar, cansaço, náuseas e vômitos.

De acordo com o especialista, a doença pode ser acompanhada de dor ocular, especialmente durante a movimentação dos olhos, bem como provocar fotofobia e lacrimejamento. Também podem ocorrer inchaço palpebral, hiperemia conjuntival (vermelhidão na conjuntiva), ceratite (inflamação na córnea), uveíte anterior (inflamação na íris) e hemorragia vítrea ou retiniana.

O mécico esclarece que o tratamento das alterações nos olhos decorrentes da febre amarela é realizado por meio de lubrificantes oculares e, eventualmente, anti-inflamatórios de uso tópico. Mas, a dica do especialista é que portadores da doença amarela ou com suspeita de terem contraído a infecção, que notarem quadro súbito de diminuição da visão, dor ou vermelhidão ocular, devem realizar a avaliação oftalmológica com urgência.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade