Publicidade

Estado de Minas SAÚDE

Três milhões de mineiros ainda não se vacinaram contra febre amarela

Doença pode causar novo surto com o período chuvoso


postado em 23/01/2019 14:39 / atualizado em 23/01/2019 14:04

(foto: Marcus Ferreira/Agência Minas/Divulgação)
(foto: Marcus Ferreira/Agência Minas/Divulgação)

Embora a meta de vacinação contra a febre amarela estabelecida pelo Ministério da Saúde seja de 95%, em Minas Gerais a cobertura chega a 91,4%, segundo a secretaria de estadod e Saúde (SES-MG). A estimativa é que cerca de três milhões de mineiros ainda não tenham recebido o imunizante contra a doença transmitida pelos moqsuitos Haemagogus e o Sabethes, no ambiente silvestre, e pelo Aedes aegypti, nas cidades.

Eva Lídia Arcoverde, coordenadora de Imunização da SES-MG, citada pela Agência Minas, explica que o perfil dos não vacinados concentra-se especialmente na faixa-etária de 15 a 59 anos de idade, justamente a mais acometida pela epidemia de febre amarela silvestre ocorrida em 2017 e 2018.

De acordo com ela, desde o início das notificações dos casos suspeitos de febre amarela silvestre que ocorreram no estado, no final de 2016, foram adotadas diversas ações, entre elas a realização da vacinação casa a casa, nas regiões mais afetadas, na tentativa de alcançar a população não vacinada. Isso ajudou a elevar a cobertura vacinal de 57,5%, no período de 2007 a 2016, para 91,4%, atualmente.

"Além da vigilância constante nas áreas de maior risco para a ocorrência da doença, a SES realizou diversas videoconferências e capacitações sobre coberturas vacinais e vigilância da febre amarela, repassou incentivos financeiros complementares de mais de R$ 5 milhões para intensificação da Campanha Nacional de Vacinação e mais R$ 60 milhões aos 853 municípios para estruturação de 3.412 salas de vacina que já funcionam em unidades de saúde do estado. Foi estabelecida, ainda, uma parceria entre a SES e secretaria de estado de Educação, que fomenta a verificação e atualização da situação vacinal da comunidade escolar, da rede pública e privada", esclarece Eva Lídia à agência estatal de notícias.

Conforme a SES-MG, o boletim epidemiológico de 2018 até o início deste ano, não apresenta registros de casos humanos confirmados de febre amarela silvestre no estado.

Período sazonal

O período compreendido entre dezembro e maio é característico por apresentar um aumento nos índices de chuva e, consequentemente, na proliferação dos vetores da febre amarela. Como nesse cenário a probabilidade da ocorrência de casos é maior, a vacina continua sendo a melhor forma de prevenção.

De acordo com Eva Lídia Arcoverde, toda pessoa acima de 9 meses de vida que mora ou vai viajar para área rural, de mata ou silvestre deve procurar uma unidade básica de saúde para receber o imunizante contra a febre amarela.

"A vacina é gratuita e oferecida pelo Sistema Único de Saúde [SUS]. Idosos acima dos 60 anos e gestantes devem ser avaliadas por uma equipe de saúde em relação ao benefício e risco da vacinação, levando em conta o risco de eventos adversos", diz a coordenara de Imunização.

(com Agência Minas)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade