
"Estamos construindo a primeira nave marciana ou 'interplanetária', e acredito que seja capaz de realizar voos curtos na primeira metade do ano que vem", comenta o empresário, que também é fundador da Tesla, montadora especializada em veículos elétricos. A informação é do site da emissora americana CNBC.
A SpaceX planeja enviar sua primeira missão ao Planeta Vermelho em 2022 – deve levar equipamentos que ajudarão nas futuras missões. O objetivo da exploração marciana organizada por Elon Musk é desenvolver a agricultura em Marte, para que seja possível colonizar o planeta daqui a alguns anos.
A estimativa do visionário empresário é de que a nave espacial reutilizável SpaceX BFR seja capaz de efetuar viagens "interplanetárias" a um custo aproximado de até US$ 6 milhões (cerca de R$ 19,5 milhões) por cada missão.
Ainda de acordo com Musk, a SpaceX planeja construir cúpulas gigantes de vidro no Planeta Vermelho, além de centrais elétricas, tudo para criar condições necessárias para a possível colonização de nosso vizinho. O empreendedor sul-africano acredita também que, após a instalação da infraestrutura básica, deveremos ter um "boom" de investidores em Marte. "Então, teremos uma 'explosão' de oportunidades de novos empreendimentos, porque Marte vai precisar de tudo, de fundições [de ferro] a redes de pizzaria", afirma Elon Musk na SXSW.
Curiosamente, ao ser questionado pela plateia sobre quais seriam as pessoas que o inspiraram na vida, o fundador da SpaceX cita o icônico ator e dançarino Fred Astaire e o músico americano de hip-hop Kanye West, marido da socialite Kim kardashian.
(com Agência Sputnik)