Publicidade

Estado de Minas BEM-ESTAR

Saiba como a gordura extra é eliminada pelo corpo

Você ainda acha que os quilinhos a mais são transformados em energia?


postado em 28/03/2018 12:44 / atualizado em 28/03/2018 13:09

(foto: Pixabay)
(foto: Pixabay)
Muita gente se pergunta para onde vai a gordura que o corpo perde após um emagrecimento mais radical. Ela não é convertida em energia ou transformada em músculos, como alguns podem imaginar. Na verdade, segundo um estudo publicado no periódico científico British Medical Journal, o excesso de céluals adiposas é transformado em dióxido de carbono (gás) e água, que, posteriormente, são removidos do corpo. A informação foi divulgada pela rede de TV americana CNN.

Os pesquisadores Ruben Meerman e Andrew J Brown, da Escola de Ciência Bioteconológica e Biomolecular, da Universidade de Nova Gales do Sul, na Austrália, conduziram o estudo, que também revelou que o dióxido de carbono é exalado pelo corpo, enquanto a água é removida na forma de suor ou urina.

Segundo os cientistas, se alguém perder 10 kg de gordura, 8,4 kg são liberados pelos pulmões na forma de dióxido de carbono, enquanto os 1,6 quilos restantes se transformam em água. Eles explicam também que quando uma pessoa consome uma dieta rica em carboidratos ou proteínas, o corpo converte esses nutrientes em triglicérides e, em seguida, armazena em forma de gotículas de lipídio (molécula capaz de gerar energia). Após esse processo, o corpo cria energia, mas não altera diretamente a gordura armazenada.

O conceito do excesso de gordura se transformando em dióxido de carbono e água, para ser eliminado do corpo acaba gerando outra questão. Alguém pode perder peso simplesmente respirando mais depois que a gordura se transforma nesse gás? Bem, a resposta, segundo os pesquisadores australianos, é não. A melhor maneira é praticar exercícios físicos, que movimentam os músculos e aumentam a quantidade de dióxido de carbono produzido pelo organismo.

Descrevendo como o metabolismo poderia ajudar esse processo de emagrecimento, os cientistas esclarecem que metabolizar 2,8 kg de gordura consome 8,22 kg de oxigênio e produz 7,9 kg de dióxido de carbono e 3,11 kg de água. Assim, para quem deseja perder 2,8 kg de gordura, é necessário exalar 7,9 kg de dióxido de carbono, além do processo de "vaporização" de todos os alimentos que foram consumidos durante a dieta.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade