Publicidade

Estado de Minas BEM-ESTAR

Veja mitos e verdades sobre a 'barriga chapada'

Comer de 3h em 3h reduz a gordura localizada? Entenda!


postado em 16/11/2018 15:25 / atualizado em 16/11/2018 14:59

(foto: Pixabay)
(foto: Pixabay)

Muitas pessoas decidem deixar o corpo em forma para o Verão. São inúmeras as formas para obter a famosa "barriga chapada".

A personal trainer Carol Borba, do portal Queima Diária, fala sobre mitos e verdades ligados à gordura localizada e à malhação:

Cerveja e bebidas destiladas aumentam a gordura na região abdominal.
Mito. "As bebidas alcoólicas são muito calóricas por conta do álcool, mas o que aumenta a gordura abdominal é o excesso de calorias ingeridas. O acúmulo de gordura abdominal da pessoa que exagera no consumo do álcool terá o mesmo efeito daquela que consome bacon ou não abre mão de uma sobremesa, por exemplo", comenta a especialista. A famosa "barriga de cerveja", na verdade, é resultado do exagero no consumo de calorias.
Refeições ricas em fibras favorecem na diminuição da barriga.
Verdade. As fibras, quando combinadas com água, fazem com que o intestino funcione melhor. "Muitas vezes, o inchaço abdominal pode ser causado pelo mau funcionamento do intestino, gerando assim a aparência de uma barriga inchada, sendo que um dos principais motivos para o intestino não funcionar corretamente é a má alimentação", diz Carol Borba.

Exercício abdominal diminui a gordura localizada.
Mito. "Os exercícios ajudam no fortalecimento da musculatura do abdomem e favorecem um melhor desempenho da postura, mas a gordura só é perdida com uma dieta balanceada e exercícios aeróbicos, responsáveis pela queima generalizada de gordura", orienta a personal trainer. Os exercícios abdominais ajudam na perda de caloria, mas apenas em certa medida. "O resultado desejado só é obtido quando se combina exercícios aeróbicos e dieta balanceada".

Cintas modeladoras definem a silhueta e ajudam na contração da gordura abdominal.
Mito. As cintas e bermudas modeladoras apenas modelam a cintura enquanto estão sendo utilizadas. "Quando a pessoa para de usar, o corpo volta para o estado anterior. Então, elas contribuem apenas para a modelagem por um curto período de tempo e devem ser usadas apenas sob prescrição médica", alerta a especialista.

Dormir bem ajuda na diminuição da barriga.
Mito. "Um bom sono é necessário para a recuperação muscular, fazendo bem ao corpo de uma forma geral, o que consequentemente pode auxiliar no emagrecimento se aliado a uma vida saudável".

Comer de 3h em 3h ajuda a reduzir a barriga.
Depende da qualidade de alimentos que são ingeridos. "O hábito de comer de 3h em 3h é excelente e dependendo dos alimentos ingeridos ajudam, sim, na diminuição da barriga, porém o que faz a diferença é a qualidade dos alimentos que comemos". Conforme a personal trainer, se os alimentos ingeridos nesse período de tempo forem calóricos, ricos em açúcares e gorduras, não ajudarão na redução de gordura na barriga. "Por outro lado, uma ingestão de alimentos saudáveis de 3h em 3h, somada a um gasto calórico diário moderado, favorece emagrecimento e consequentemente diminuição da barriga".

Carol Borba lembra que não existem fórmulas mágicas para deixar o corpo sarado. "Tratamentos estéticos e dietas pontuais, por exemplo, podem gerar resultados eficientes porém momentâneos. Para conquistar a tão desejada 'barriga chapada' de forma definitiva é necessário combinar uma rotina de alimentação saudável e exercícios físicos aeróbicos", comenta a especialista.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade