Publicidade

Estado de Minas ASTRONOMIA

Jeff Bezos diz que fará de tudo para colonizar a Lua

CEO da Amazon quer construir uma colônia em nosso satélite com ou sem o apoio da Nasa


postado em 05/06/2018 13:40 / atualizado em 05/06/2018 13:46

O empresário americano Jeff Bezos, CEO da Amazon, diz que pretende colonizar a Lua de qualquer forma, já que a Terra está ficando
O empresário americano Jeff Bezos, CEO da Amazon, diz que pretende colonizar a Lua de qualquer forma, já que a Terra está ficando "saturada" (foto: Blue Origin/Divulgação)
Durante palestra realizada na International Space Development Conference 2018 (Conferência Internacional de Desenvolvimento Espacial), evento sediado em Los Angeles, nos Estados Unidos, entre os dias 24 e 27 de maio, o empresário e visionário americano Jeff Bezos, fundador da Amazon (comércio eletrônico) e da Blue Origin (aeroespacial), revelou que pretende criar uma espécie de "colônia" na Lua.

"A Terra não é um lugar muito bom para trabalharmos com indústria pesada. Ela é conveniente por enquanto, mas, num futuro não muito distante, estou falando de décadas, talvez 100 anos, deverá ser mais fácil realizar no espaço a maioria das coisas que, hoje, fazemos na Terra", diz Bezos.

Ao contrário de seu "concorrente", Elon Musk, criador da SpaceX, que pretende enviar uma missão para Marte já em 2024, a intenção do CEO da Blue Origin é povoar nosso satélite natural, que possui radiação solar suficiente, assim como gelo depositado nos polos (fonte de água em potencial).

Para levar a cabo sua ideia, Jeff Bezos planeja construir uma base lunar intitulada Blue Moon, em parceria com a Agência Espacial Norte-Americana (Nasa). Ainda que a Nasa não aceite essa "proposta desafioadora", o bilionário americano diz que pode ir em busca do apoio de outras agências espaicias internacionais que também tenham interesse na colonização da Lua. Por exemplo, a Administração Espacial Nacional da China (CNSA, na sigla em inglês), que já pretende enviar um satélite para analisar o lado escuro do nosso satélite e testar o plantio de sementes de mostarda no solo lunar, pode ser uma aliada futura de Bezos.

Claro que a construção de uma base para que humanos possam viver na Lua é muito mais complexo do que a missão Apolo 11, da Nasa, que levou os primeiros astronautas para o satélite da Terra – o foguete Saturno V era tripulado por Neil Armstrong, Edwin 'Buzz' Aldrin e Michael Collins. Ainda assim, o dono da Amazon diz que fará de tudo para ter sucesso no seu "plano lunar".

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade