Publicidade

Estado de Minas INTERNACIONAL

Stonehenge foi criado usando o teorema de Pitágoras?

Escritor britânico diz que monumento neolítico é mais sofisticado do que se pensa


postado em 22/06/2018 11:28 / atualizado em 22/06/2018 11:43

(foto: Pixabay)
(foto: Pixabay)
Lembra do teorema de Pitágoras, que afirma que, no triângulo retângulo, o quadrado da hipotenusa é igual à soma dos quadrados dos catetos (lados opostos)? Pois é, apesar dessa fórmula matemática ter sido "criada" pelo filósofo grego no século V a.C., ela foi usada para construir as antigas estruturas de pedra do monumento Stonehenge, no Reino Unido, há dois mil anos, ou seja, muito antes do nascimento de Pitágoras de Samos (570 a.C a 495 a.C.). A afirmação foi feita pelo escritor e astrônomo britânico Robin Heath.

Em seu novo livro intitulado Megalith (Megalito), Heath reexaminou a antiga geometria dos monumentos neolíticos e concluiu que eles foram construídos por pessoas que entendiam dos ciclos lunares, solares e de eclipses e que eram capazes de criar enormes calendários de pedra usando geometria complexa.

O escritor britânico propôs a ideia de um grande "triângulo de Pitágoras" na paisagem britânica, ligando Stonehenge ao local onde foram cortadas as pedras, em Preseli, no País de Gales, e à Ilha Lundy, um importante sítio pré-histórico galês.

O livro mostra ainda que dentro de uma das primeiras estruturas de Stonehenge, datadas de 2.750 aC, encontra-se um retângulo formado por quatro pedras Sarsen (típicas da região) que, quando divididas ao meio, formam diagonalmente um perfeito "triângulo pitagórico".

As oito linhas que irradiam a partir do retângulo e dos triângulos também se alinham perfeitamente a datas importantes no calendário neolítico, como os solstícios de Verão e Inverno e os equinócios de Primavera e Outono, relata John Matineau, colaborador e editor de Megalith, em entrevista ao jornal britânico The Telegraph. "As pessoas costumam pensar em nossos ancestrais como se fossem homens das cavernas, mas eles também eram astrônomos sofisticados", comenta. "Eles estavam aplicando a geometria de Pitágoras mais de dois mil anos antes de Pitágoras nascer", completa.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade