Publicidade

Estado de Minas CIÊNCIA

Marte pode ter reservatório de água

Cientistas descobrem o 'líquido da vida' no Planeta Vermelho


postado em 25/07/2018 16:48 / atualizado em 25/07/2018 16:31

De acordo com pesquisadores italianos, existe um reservatório de água subterrânea em Marte(foto: Nasa/Divulgação)
De acordo com pesquisadores italianos, existe um reservatório de água subterrânea em Marte (foto: Nasa/Divulgação)
Um grupo de pesquisadores italianos anunciou nesta quarta, dia 24 de julho, que foram descobertos indícios da presença de água líquida no planeta Marte. Segundo eles, isso pode corroborar com a possibilidade de que nosso "vizinho" pode ter abrigado vida.

O estudo foi publicado na renomada revista científica Science. Os dados foram coletados por radares da Agência Europeia do Ambiente (AEA) e mostram que há uma espécie de "reservatório" de água líquida sob camadas de gelo e poeira localizadas na região sul de Marte.

Esse reservatório, de acordo com os pesquisadores, pode ser tanto uma piscina subterrânea, um aquífero ou até mesmo apenas uma camada de lodo.

Os dados utilizados no estudo foram coletados entre maio de 2012 e dezembro de 2015.  "Foram anos de debate e investigações, ficamos anos discutindo se isso era mesmo possível. Mas, agora, podemos dizer: descobrimos água em Marte", informa o astrônomo Roberto Orosei, em entrevista à rede britânica de TV BBC.

A área do reservatório é de aproximadamente 20 km e a água está a cerca de um quilômetro da superfície do Planeta Vermelho.

(com Agência Sputnik)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade