Publicidade

Estado de Minas

Nhá Chica ganha rota de peregrinação na Estrada Real

Iniciativa visa fomentar o turismo e melhorar a infraestrutura do trecho, que possui 220 km, entre as cidades de Tiradentes e São Lourenço


postado em 20/08/2019 15:13 / atualizado em 20/08/2019 15:46

A caminhada pela rota de peregrinação Nhá Chica tem duração de nove dias, mas também pode ser feita de carro, moto ou a cavalo. O trajeto é dividido em 11 trechos que possuem entre 11 e 30 km(foto: Pixabay)
A caminhada pela rota de peregrinação Nhá Chica tem duração de nove dias, mas também pode ser feita de carro, moto ou a cavalo. O trajeto é dividido em 11 trechos que possuem entre 11 e 30 km (foto: Pixabay)
Primeira negra, analfabeta e filha de escravos a se tornar beata, a mineira Francisca de Paula de Jesus, a Nhá Chica, falecida em 1895 e beatificada em 2013, acaba de ganhar uma homenagem em Minas Gerais. Agora, um trecho da Estrada Real tornou-se rota turística de peregrinação em seu nome.

A iniciativa é do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-MG) em parceria com prefeituras de nove cidades do interior do estado, entre elas Santo Antônio do Rio das Mortes, distrito de São João del-Rei onde ela nasceu, e Baependi, onde passou a maior parte de sua vida dedicando-se a pessoas necessitadas.

Atualmente, religiosos fazem peregrinações à cidade onde Nhá Chica viveu, mas, segundo o Sebrae, o caminho, a partir de agora, terá ações de melhoria infraestrutural e para o desenvolvimento turístico da rota, que vai de Tiradentes a São Lourenço, um percurso de 220 km. A cerimônia de lançamento da rota de peregrinação ocorre quinta-feira (22 de agosto) em Baependi, com a presença da cúpula do Sebrae-MG e de autoridades políticas e religiosas.

"Queremos que a Rota Nhá Chica seja uma experiência de reflexão para turistas e devotos, e que ofereça uma infraestrutura adequada que estimule o aumento do fluxo turístico na região, e consequentemente, a ampliação das oportunidades para desenvolvimento dos pequenos negócios locais e a geração de emprego e renda para a população”, diz Afonso Maria Rocha, superintendente do Sebrae-MG, em nota enviada à imprensa.

Ele explica ainda que a rota foi criada também com base no que já existe de atrações no caminho percorrido atualmente pelos fiéis, que possui paisagens naturais deslumbrantes e atividades gastronômicas e de aventura. "A ideia é que hotéis, pousadas, bares, restaurantes localizados ao longo do percurso ofertem produtos e serviços de qualidade e que estejam preparados para serem pontos de acolhimento, oferecendo conforto e segurança aos peregrinos e turistas", revela Afonso Maria Rocha, ainda no comunicado.

De acordo com o Sebrae-MG, o percurso da rota de peregrinação Nhá Chica deve ganhar, até o final do ano, placas que informem aos turistas informações sobre o trecho e o significado das virtudes atribuídas à beata. Além disso, uma guia impresso e um site devem ser criados para reunir todas as informações sobre a rota, incluindo as condições de caminhada, a distância e o tempo necessários em cada trecho, bem como equipamentos de segurança, inclinação dos terrenos, serviços disponíveis em cada cidade e estabelecimentos para hospedagem e alimentação.

A caminhada pela rota de peregrinação Nhá Chica tem duração de nove dias, mas também pode ser feita de carro, moto ou a cavalo. O trajeto é dividido em 11 trechos que possuem entre 11 e 30 km. Cada um deles, recebeu o nome de uma das virtudes atribuidas à beata mineira: castidade, prudência, fé, humildade, fortaleza, justiça, pobreza, obediência, caridade, esperança e temperança.

Histórico

Nhá Chica morreu no dia 14 de junho de 1895, aos 87 anos. Ela foi sepultada no interior de uma capela que ajudou a construir em Baependi e que mais tarde tornou-se a Igreja Nossa Senhora da Coceição Nhá Chica. Em seu velório, que durou quatro dias, curiosamente, muitas pessoas que relataram que seu corpo exalava um perfume de rosas. 103 anos depois, em 1998, seu corpo foi exumado como parte do processo de beatificação e, novamente, as pessoas presentes relataram que sentiram o mesmo perfume.

Por conta de seu trabalho de caridade na cidade onde viveu, Nhá Chica ficou conhecida como Mãe dos Pobres e, por conta de seus milagres reconhecidos, passou a ser chamada, também, de a Santa de Baependi. Seus restos mortais permaecem repousados no interior da igreja, protegidos por duas urnas, uma de acrílico e outra, externa, de granito

Rota Nhá Chica na Estrada Real

  • Caminho da Castidade: de Tiradentes, passando por Santa Cruz de Minas até São João del-Rei (11 km)

  • Caminho da Prudência: de São João del-Rei a Santo Antônio do Rio das Mortes Pequeno (11 km)

  • Caminho da Fé: de Santo Antônio do Rio das Mortes Pequeno à São Sebastião da Vitória (16 km)

  • Caminho da Humildade: de São Sebastião da Vitória à Caquende (22 km)

  • Caminho da Fortaleza: de Caquende, passando por Capela do Saco até Carrancas (30 km)

  • Caminho da Justiça: de Carrancas a Estação de Carrancas (15 km)

  • Caminho da Pobreza: da Estação de Carrancas a Fazenda Traituba (20 km)

  • Caminho da Obediência: da Fazenda Traituba à Cruzília (37 km)

  • Caminho da Caridade: de Cruzília à Baependi (19 km)

  • Caminho da Esperança: de Baependi passando por Caxambu até Soledade de Minas (30 km)

  • Caminho da Temperança: de Soledade de Minas à São Lourenço (15 km)

*Com assessoria do Sebrae-MG

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade