Publicidade

Estado de Minas EDUCAÇÃO

Diretor do Bernoulli ensina como se preparar para o Enem a um mês da prova

Rommel Domingos dá dicas para não vacilar no exame que será realizado nos dias 3 e 10 de novembro


postado em 03/10/2019 13:57 / atualizado em 03/10/2019 18:07

Rommel:
Rommel: "Neste último mês, o aluno deve fazer pelo menos um simulado de cada prova, respeitando os tempos oficiais do exame" (foto: Violeta Andrada/Encontro)
Entramos na reta final do Enem. A partir de hoje, os alunos têm exatamente um mês para se prepararem para o exame. Por isso, Encontro pediu dicas para o diretor do Colégio Bernoulli, Rommel Domingos, que está há pelo menos dez anos consecutivos nos primeiros lugares do ranking nacional do exame (entre as instituições de ensino com mais de 60 alunos participantes), sendo cinco deles só no primeiro lugar. Este ano, as provas serão ineditamente em dois domingos seguidos: 3 de novembro, quando os alunos farão as provas de redação, ciências humanas e linguagens em até cinco horas e meia. E 10 de novembro. Neste dia, serão aplicadas as provas de matemática e ciências da natureza e os prestadores terão no máximo cinco horas para entregá-las. Confira as dicas a seguir.

Administre bem o seu tempo

"O Enem é, sobretudo, uma prova de administração de tempo", diz Rommel. A sugestão dele é, no primeiro dia, fazer a prova de ciências humanas em duas horas; a redação em uma hora e meia; e a de linguagens também em duas horas. No segundo dia, faça a prova de matemática em três horas; e a de ciências da natureza em duas. Em cada um dos tempos, destine dez minutos para preencher os respectivos gabaritos. "Pode variar esses tempos?", diz. "Pode. Mas só uns dez minutinhos para mais ou menos."

Quanto a ordem, o diretor recomenda não fazer a redação e a prova de matemática por último. "Matemática demanda muita concentração e energia", diz. "Para montar os cálculos, não pode ter pressa". Já na redação, a dica é fazer primeiro ou entre as duas outras provas. "Por último não, porque se o aluno não conclui a redação, ele tira zero em uma parte que vale 1 mil". Para Rommel, a melhor ordem no segundo dia é matemática e depois ciências da natureza.

Conheça a TRI

A Teoria de Resposta ao Item é a metodologia usada para avaliar o Enem. Nela, os pesos das questões são diretamente proporcionais aos seus graus de dificuldade. Portanto, para se obter uma boa nota, precisa-se entregar provas coerentes. Se você chutar aleatoriamente e errar muitas questões consideradas fáceis, isso fará a sua nota despencar. Por isso, tente fazer todas as questões por até um minuto. Se não conseguir, risque as opções que você tiver certeza que não são a resposta. Quando você voltar à questão, isso estará registrado e, mesmo que você tenha de chutar, a quantidade de opções será menor e a probabilidade de acerto maior.

Estude conteúdos centrais

Fazer ou não revisão de tudo, eis a questão. A resposta de Rommel é "não". Estude conteúdos centrais, afinal "eles não caem... Despencam!", brinca. Para o diretor, faltando um mês para o Enem, não está na hora de "caçar" o mais difícil, mas sim de verificar se sabe-se o básico. A seguir, ele cita alguns dos conteúdos centrais de algumas das matérias cobradas no exame.

  • História: Séculos XIX e XX no Brasil. "Faça uma linha do tempo", diz. "Essa dica é excelente". Segundo ele, não é importante saber datas completas, apenas os anos

  • Geografia: Industrialização, comércio e geografia física (planície, planalto, falésias, el niño, la niña)

  • Filosofia: História da filosofia. "O que os filósofos falaram, em qual época, e quais foram as consequências", diz

  • Linguagens: Segundo o diretor, essa prova é fortemente de interpretação de texto. "E aí tem gente que fala: ‘Ah, não tem que treinar interpretação de texto’", diz. "Tem sim!". Para isso, Rommel sugere que os alunos façam simulados e, posteriormente, tirem as dúvidas com alguém, nem que seja um amigo bom em interpretação

  • Matemática: Regra de três, porcentagem, semelhança de triângulos, razão e proporção, unidades de medida, geometria plana básica e estatística

  • Ciências da natureza: Estude conceitos e não contas "mirabolantes". Por exemplo, Leis de Newton e energia

Preencha as lacunas

Faça uma autoavaliação e identifique os seus pontos fracos. Então, dedique-se a eles. Segundo Rommel, neste mês, não é possível fazer 28 acertos virarem 40, mas até 34 é possível. E isso pode resultar na aprovação do aluno no curso desejado.

Treine!

Rommel recomenda que, neste mês, o aluno faça pelo menos um simulado de cada prova, respeitando os tempos oficiais do exame.

Na véspera, relaxe

A partir da quarta-feira anterior ao primeiro dia de exame, diminua a marcha. Durma oito horas por dia e evite conflitos. "Nada de terminar o namoro neste último mês", diz Rommel.

Assista, no vídeo abaixo, um resumo das dicas dadas pelo diretor do Bernoulli sobre a preparação nessa reta final antes do Enem 2019:


Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade