Publicidade

Estado de Minas ESPORTE

Afinal, a ginástica artística deixa os atletas baixinhos?

Disputa das Olimpíadas de Tóquio alimenta essa discussão


postado em 27/07/2021 23:43 / atualizado em 27/07/2021 23:45

A atleta brasileira Flávia Saraiva tem 19 anos, mas devido à sua estatura, parece ser bem mais nova. Segundo especialista, exercícios mais pesados podem afetar o crescimento(foto: COB/Divulgação)
A atleta brasileira Flávia Saraiva tem 19 anos, mas devido à sua estatura, parece ser bem mais nova. Segundo especialista, exercícios mais pesados podem afetar o crescimento (foto: COB/Divulgação)
ginasta brasileira Flávia Saraiva impressiona, desde que começou sua carreira, pelo carisma e pela pouca altura. Com apenas 1,45 m de estatura, a carioca é quase sempre a mais baixinha entre as concorrentes nos campeonatos, como nas Olimpíadas de Tóquio. Porém, as outras competidoras da modalidade também não podem contar muita vantagem quando o assunto é tamanho. É raro ver um atleta alto na ginástica artística. O que explica essa tendência? Será que esse esporte atrapalha o crescimento?

Na maioria das vezes, os atletas começam muito novos na modalidade. Como toda atividade física, é uma prática saudável para a criança, desde que ela seja bem orientada por profissionais especializados. Segundo o fisiatra Mário Sérgio Rossi Vieira, do hospital israelita Albert Einstein, a ginástica artística engloba força, agilidade, equilíbrio, flexibilidade, coordenação e habilidade corporal do atleta.

Como explica a educadora física Ivana Montandon Soares Aleixo, professora da UFMG, as pessoas mais baixas são escolhidas pelos treinadores porque elas se adaptam melhor ao esporte. "É mais fácil para os atletas de baixa estatura realizar os movimentos transversais e longitudinais. Alguns aparelhos também têm medidas determinadas, então, normalmente, eles se dão melhor", explica a especialista.

Restrições

Assim como em qualquer atividade física, a ginástica artística requer limites. Quando os treinos são praticados em excesso, podem causar impacto nas estruturas do aparelho locomotor e prejudicar o crescimento das crianças. "Nas extremidades dos ossos existem placas de cartilagem, conhecidas também como placas de crescimento. Se essas estruturas sofrem impactos decorrentes de exercícios exagerados, repetitivos ou com sobrecarga, pode ocorrer a desaceleração do crescimento ósseo", explica Mário Sérgio Rossi, conforme texto sobre o assunto, publicado no site do hospital Albert Einstein.

Especialistas recomendam a ginástica artística  para as crianças. No entanto, é importante ter orientação de profissionais e cuidados especiais com os atletas que ingressam no esporte ainda na infância. Até que o corpo complete todo o processo de maturação biológica (entre 12 e 16 anos), existe o risco de alteração do crescimento fisiológico.

A altura de alguns atletas brasileiros que integram ou já integraram a equipe de ginástica artística:

Homens


  • Arthur Zanetti: 1,56 m
  • Diego Hypolito: 1,70 m
  • Sérgio Sasaki: 1,62 m

Mulheres

  • Daniele Hypolito: 1,47 m
  • Daiane dos Santos: 1,46 m
  • Flávia Soraiva: 1,33 m
  • Jade Barbosa: 1,51 m
  • Bruna Leal: 1,52 m
  • Ethiene Franco: 1,53 m

*Publicado originalmente em 2015

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade