Publicidade

Estado de Minas TECNOLOGIA

Conheça as principais previsões de AR e VR para 2022

Os analistas acreditam que essas tecnologias poderão ser tão revolucionárias quanto o iPhone foi em 2007


postado em 31/01/2022 19:00 / atualizado em 31/01/2022 19:00

Quando se trata de falar a respeito das previsões sobre realidade aumentada (AR) e realidade virtual (VR) para 2022, precisamos começar dizendo que não é tudo sobre o metaverso, embora muito disso seja.

A recente mudança de nome do Facebook para Meta fez a popularidade da ideia do metaverso explodir – ou pelo menos as menções a ele. De uma hora para a outra, todas as outras empresas parecem querer se posicionar como um negócio de metaverso. No entanto, aquelas que já atuavam nas tecnologias de AR e VR tem mais credibilidade para fazer isso do que as demais.

E nem tudo é só o hype. De fato, quando se trata de previsões de especialistas em AR e VR, os analistas acreditam que a tecnologia poderá ser tão revolucionária quanto o iPhone foi em 2007.

Vamos falar um pouco de como as tecnologias de realidade já vem sendo usadas e as principais previsões para 2002.

Uso atual das tecnologias de VR e AR

Atualmente as tecnologias de realidade virtual já são aplicadas em áreas diversas como o ensino de idiomas por curso como a Cultura Inglesa, no setor de Games através de empresas como a Activision e a Microsoft, em experiências virtuais ao vivo em Cassinos Online como os da Betway. Mas quais são as principais previsões dos próximos usos de Realidade Virtual e Realidade Aumentada ainda em 2022?

Uso de tecnologia VR para trabalho remoto

trabalho remoto nos permite trabalhar de praticamente qualquer lugar, mas com essa flexibilidade também surgem novos desafios. Algumas pessoas lutam com sentimentos de isolamento dos colegas de trabalho ou dificuldade em se concentrar em ambientes domésticos que distraem. É aí que a realidade virtual tem superpoderes: permite que as pessoas sintam que estão realmente juntas para que possam construir memórias vívidas de compartilhar um espaço e conversar. Essas conversas fluem muito mais fluidamente com todas as dicas importantes da linguagem corporal e com áudio que lhe dá uma sensação de direção quando alguém fala. E sem limitações físicas, a realidade oferece espaço infinito para monitores, quadros brancos persistentes e salas facilmente expansíveis.

Portanto, seja para fazer um brainstorming, trabalhar em um documento ou apenas sair e socializar com sua equipe, a realidade virtual ajudará na capacidade das pessoas de colaborar, se comunicar e se conectar remotamente. Em 2022, os dispositivos de VR ficarão ainda mais confortáveis %u200B%u200Bpara uso mais longo, oferecerão ótica avançada para maior clareza de texto e permitirão que os avatares espelhem suas expressões reais – para que você possa ser você mesmo no trabalho. Este também é o ano em que a RV começará a se conectar de forma mais transparente com seus fluxos de trabalho existentes, incluindo ferramentas de negócios comumente usadas, serviços 2D e dispositivos periféricos, como teclados. Será inevitável que as empresas comecem a normalizar a RV, além de ferramentas como laptops, tablets e telefones. É a melhor maneira de criar uma sensação compartilhada de espaço e conexão entre forças de trabalho dispersas.

Uso de AR e VR em Engenharia, Medicina, Games e mercado Fitness

Em 2022, será o ano em que a realidade virtual será cada vez mais usada para transferência de altas habilidades em áreas como engenharia, defesa e medicina, principalmente devido aos custos mais baixos dos preços dos fones de ouvido, tornando a tecnologia mais acessível.
À medida que os preços dos fones de ouvido diminuem, a VR nos jogos se tornará popular e a VR que combina setores, como jogos e fitness, também ganhará mais espaço por trás disso.

Essa adoção de mercado em massa provavelmente estará ligada ao dispositivo VR / AR esperado da Apple, com rumores de lançamento no final de 2022/2023. Facilitado por um melhor serviço móvel por meio do 5G, o comércio eletrônico se beneficiará do AR e VR com o desenvolvimento de showrooms virtuais, simuladores, experimentações virtuais e filtros AR, à medida que as pessoas procuram experiências mais imersivas e interativas.

VR no setor de Construção

Além das áreas mencionadas acima, AR e VR estarão sendo usados no setor de Construção para demonstrar instalações corretas de produtos, para inspeções e até mesmo para treinamentos. As informações conectadas poderão ser incluídas nos projetos virtuais, como especificações do edifício ou informações de manutenção.

Muitos dos profissionais de construção e arquitetura de hoje estão familiarizados com esse tipo de tecnologia, tendo crescido jogando.
Onde antes era proibitivamente caro, o software e os dispositivos VR e AR agora são uma realidade acessível, tornando-se uma ferramenta cada vez mais onipresente para a construção. À medida que a interoperabilidade melhora, a adoção inevitavelmente aumentará.

Por fim, a tecnologia também está beneficiando os fabricantes, que estão usando VR e AR para marketing, suporte técnico e também para treinamento em robótica.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade