Publicidade

Estado de Minas NOVIDADE

Advogada lança primeiro RPG jurídico

Fernanda Mendes apresenta, ainda, livro de metodologia ativa no ensino do direito na 24ª Conferência Nacional da Advocacia Brasileira, em BH


postado em 22/11/2023 00:50

(foto: Divulgação)
(foto: Divulgação)
Os jogos de RPG (Role-Playing Game em inglês) não são apenas “jogo de interpretação de papéis". Eles possuem uma forte ligação com o desenvolvimento cognitivo, emocional e social dos jogadores, por se tratar de aprendizado pela vivência, além de estimular o trabalho em equipe, a liderança e o desenvolvimento das soft skills.
 
Existem várias maneiras de introduzir jogos de RPG em um ambiente educacional que podem ser incorporados a diferentes conceitos e disciplinas. Foi observando os próprios filhos, quando brincavam com os jogos, que Fernanda Mendes, advogada ambientalista e professora universitária, desenvolveu uma metodologia inovadora, por meio do RPG.
 
(foto: Divulgação)
(foto: Divulgação)
São duas versões disponíveis do RPG Jurídico, sendo um jogo de tabuleiro para profissionais, que já vivenciam na prática questões jurídicas e outro para leigos em direito, que busca desenvolver a cidadania. "Desde 2010, procuro incentivar os meus alunos a se divertirem, quando estão aprendendo, porque aprender a aprender é o que o mercado espera de você. A teoria e a prática devem andar juntas".
 
O RPG Jurídico pode ser adquirido pelo site, tendo ainda a possibilidade de contratar a empresa para efetivar treinamento das equipes, por meio de Mestres de RPG Jurídico treinados.  A advogada Fernanda Mendes vai apresentar a iniciativa, juntamente com o livro que explica os fundamentos da metodologia, denominado Brincando de Aprender Direito, na  24ª Conferência Nacional da Advocacia Brasileira, o maior evento jurídico do mundo, em Belo Horizonte, nos dias 27 a 29 de novembro.
 
Com o tema "Constituição, Democracia e Liberdades", a Conferência discutirá as principais questões do universo jurídico, em especial, as questões do momento atual do país.
 
O que é RPG
 
Os jogadores de RPG  enfrentam desafios e conflitos dentro da narrativa jurídica,  podendo utilizar habilidades ou dados para determinar os resultados das suas ações.
 
As escolhas realizadas pelos jogadores influenciam o resultado da história, moldando o ambiente e personagens, desenvolvendo a capacidade de atuação estratégia e visão holística, além de entender a transdiciplinariedade das questões jurídicas.
 
Os jogos de RPG estimulam o trabalho em equipe, a liderança e a empatia, já que cada personagem possui uma personalidade única e muitas vezes as histórias envolvem decisões que influenciam diretamente os outros personagens.

Lançamento de Livro e do Jogo RPG Jurídico na 24ª Conferência Nacional da Advocacia Brasileira
Data: 27 a 29 de novembro
Onde: Expominas
Endereço: Av. Amazonas, 6.000, Gameleira, BH

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade