Estado de Minas INFRAESTRUTURA

Impressora 3D de concreto será operada ao vivo na InfraBusiness 2025

Cosmos 3D apresentará tecnologia que ergue casas em poucos dias e promete reduzir custos, desperdício e tempo de obra na construção civil brasileira


postado em 07/08/2025 09:43 / atualizado em 07/08/2025 09:53

"Nosso objetivo é tornar o Brasil referência global em construção digital", afirma Daniel Katz, CEO do Grupo Katz (foto: Divulgação Grupo Katz)
A Cosmos 3D, empresa especializada em impressão 3D para a construção civil, será uma das atrações da InfraBusiness Expo 2025, que acontece de 12 a 14 de agosto, no Expominas, em Belo Horizonte. Durante os três dias da feira, o público poderá acompanhar, ao vivo, o funcionamento da impressora de concreto da companhia, apontada como uma das mais avançadas do setor em todo o mundo.

Fruto da parceria entre o Grupo Katz, referência no mercado imobiliário e industrial de Minas Gerais, e a empresa espanhola IT3D, a máquina foi desenvolvida no Brasil e representa um avanço importante em termos de inovação tecnológica na construção civil. Com apenas três operadores, o equipamento é capaz de construir as paredes estruturais de uma casa de 50 m² em até quatro dias. A proposta é unir escalabilidade e eficiência com redução de custos e menor impacto ambiental, além de ampliar as possibilidades de design urbano e mobiliário.

“A presença da Cosmos 3D na InfraBusiness é a oportunidade de mostrar, em tempo real, como a construção digital já é uma realidade possível e eficiente no Brasil. Vamos imprimir ao vivo para o público conhecer de perto como essa tecnologia funciona - e como ela pode transformar o mercado”, afirma Daniel Katz, CEO do Grupo Katz.

A impressora que será utilizada na demonstração é o modelo Cosmos XI, projetado para eliminar o uso de fôrmas e acelerar o processo construtivo, oferecendo ainda flexibilidade em formatos arquitetônicos. “É uma solução pensada não só para a habitação popular, mas também para empreendimentos comerciais, mobiliário urbano e estruturas temporárias”, acrescenta o executivo.

A máquina representa um salto de inovação na construção civil, capaz de imprimir as paredes estruturais de uma casa de 50 m² em até quatro dias(foto: Divulgação Cosmos 3D)
A máquina representa um salto de inovação na construção civil, capaz de imprimir as paredes estruturais de uma casa de 50 m² em até quatro dias (foto: Divulgação Cosmos 3D)
A aposta na impressão 3D se mostra estratégica em um setor que movimenta mais de R$ 700 bilhões por ano no Brasil, segundo dados da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC). Além do ganho de produtividade, a tecnologia também atende a desafios estruturais da área, como a falta de mão de obra qualificada, o desperdício de materiais e a pressão por soluções mais sustentáveis.

Atualmente, os métodos tradicionais de construção geram, em média, 30% de desperdício de insumos. Com a impressão 3D, esse número pode cair para menos de 5%, com possibilidade de reaproveitamento de resíduos industriais e uso de materiais alternativos, como o cimento verde.

A Cosmos 3D já realizou projetos com casas impressas nos estados de São Paulo, Bahia e Minas Gerais. Agora, a empresa se prepara para iniciar operações no exterior, com projetos previstos em Portugal e Espanha. “Nosso objetivo é tornar o Brasil referência global em construção digital. E a InfraBusiness Expo será a vitrine ideal para mostrar que esse futuro já começou”, afirma Katz.

Com expectativa de movimentar até R$ 1 bilhão em negócios, a InfraBusiness Expo 2025 reunirá mais de 100 marcas expositoras e 30 mil visitantes, além de oferecer um congresso técnico voltado à inovação, investimentos e cidades inteligentes.



Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação