Estado de Minas CULTURA

Filarmônica leva 3 mil alunos da rede municipal a concertos didáticos

Com o tema "O universo e seus planetas", projeto aproxima crianças e jovens da música clássica na Sala Minas Gerais


postado em 21/10/2025 09:41 / atualizado em 21/10/2025 09:50

O repertório traz obras de Richard Strauss, Gustav Holst, Claude Debussy e John Williams, com peças que dialogam com o tema, como
O repertório traz obras de Richard Strauss, Gustav Holst, Claude Debussy e John Williams, com peças que dialogam com o tema, como "Clair de Lune" e a trilha sonora dos filmes "Star Wars" (foto: Divulgação)
Cerca de 3 mil alunos de 55 escolas municipais participam, entre esta terça (21) e quinta-feira (23), dos Concertos Didáticos da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, projeto voltado à educação básica que busca aproximar crianças e jovens do universo da música clássica.

Em sua segunda edição de 2025, a iniciativa tem como tema “O universo e seus planetas”. Na Sala Minas Gerais, os estudantes assumem o papel de passageiros enquanto os músicos se transformam na tripulação de uma viagem pelo espaço sideral.

O repertório traz obras de Richard Strauss, Gustav Holst, Claude Debussy e John Williams, com peças que dialogam com o tema, como “Clair de Lune” e a trilha sonora dos filmes “Star Wars”. Antes das apresentações, as escolas receberam visitas de monitores da Escola de Música da Uemg, que apresentaram noções básicas sobre o funcionamento de uma orquestra, preparando os alunos para uma experiência mais completa durante o concerto.

A atividade é organizada pela Secretaria Municipal de Educação (Smed), por meio da equipe da Gerência da Educação Integral, responsável pelo processo de inscrição e preenchimento das vagas. Turmas do ensino fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) de todas as regionais da cidade foram contempladas.

O maestro associado José Soares, que conduz a orquestra nos concertos, destaca a importância de promover o que, para muitos estudantes, é o primeiro contato com uma sala de concertos e com o universo orquestral “E é justamente o universo que inspira o tema desta edição, uma grande viagem espacial para responder à pergunta: o quão longe a música de orquestra pode nos levar?”.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação