
O recorde ocorre em um momento simbólico para a instituição, que em 2026 celebra duas décadas de atuação com um calendário especial voltado às frentes de arte, natureza e educação. A programação marca o início de um ciclo comemorativo que revisita a trajetória do museu e aponta diretrizes para seus próximos anos.
Como parte das ações de férias e com foco na ampliação do acesso, o Inhotim anunciou que, excepcionalmente, funcionará também às terças-feiras durante o mês de janeiro. Nesses dias, o público terá direito à meia-entrada. A iniciativa amplia a oferta de datas de visitação no período de recesso escolar e busca atender famílias, turistas e moradores da região em um dos meses de maior fluxo.
Reconhecido como o maior museu a céu aberto da América Latina, o Inhotim reúne arte contemporânea, paisagem e biodiversidade em um território que abriga galerias imersivas, obras comissionadas, jardins botânicos e ações educativas voltadas a diferentes públicos.
Ano de aniversário
Em 2026, o museu prevê oito inaugurações, além de uma exposição comemorativa dedicada a revisitar marcos da história institucional e a projetar novos caminhos. Entre os destaques estão uma escultura monumental inédita de Lais Myrrha, o retorno da instalação The Murder of Crows (2009), de Janet Cardiff e George Bures Miller, a requalificação da Galeria Cildo Meireles e uma festa de aniversário com programação especial e entrada gratuita.
Instituto Inhotim. Janeiro: de terça a sexta, 9h30 às 16h30; sábados, domingos e feriados, 9h30 às 17h30. Ingressos: R$ 65 (inteira) e R$ 32,50 (meia; regras em inhotim.org.br/visite/ingressos). Gratuidade: Quarta Gratuita (todas as quartas); Domingo Gratuito (último domingo do mês); moradores de Brumadinho cadastrados no Nosso Inhotim; Amigos do Inhotim; crianças de 0 a 5 anos; patronos, patrocinadores e instituições parceiras. Onde: Brumadinho.