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Estado de Minas EDUCAÇÃO

Cursos a distância têm nota mais baixa no Enade

45,7% deles tiveram desempenho menor ou igual a dois


postado em 09/10/2018 12:43 / atualizado em 09/10/2018 12:00

(foto: Inep/MEC/Divulgação)
(foto: Inep/MEC/Divulgação)

Enquanto 6,1% dos cursos presenciais obtiveram o maior conceito no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2017, apenas 2,4% dos cursos a distância obtiveram a avaliação máxima, de acordo com dados divulgados nesta terça, dia 9 de outubro, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

O Enade é um exame feito por estudantes – ao final dos cursos de graduação – para avaliar conhecimentos, competências e habilidades desenvolvidas ao longo do curso. Levando em consideração o desempenho dos estudantes nas provas, os cursos são classificados seguindo uma escala de um a cinco.

O conceito três reúne a maior parte dos cursos, aqueles que tiveram um desempenho menor que a maioria recebem conceitos um ou dois. Já os que tiveram desempenho superior à maioria, recebem quatro ou cinco.

Na educação a distância (EaD), 39,4% obtiveram conceito dois e 6,3%, conceito um, o que significa que 45,7% obtiveram desempenho menor que a maioria. Apenas 2,4% tiveram conceito máximo, cinco, e 12,4%, conceito quatro. Ficaram com conceito três, 39,6% dos cursos avaliados.

Na educação presencial, o resultado foi diferente, 27,6% conseguiram conceito dois e 4,9% conceito um, totalizando 32,5%. Na outra ponta, 22,4% ficaram com conceito quatro e 6,1% conceito cinco. Ao todo, 39,1% desses cursos ficaram com conceito três.

Avaliação

Em 2017, cerca de 451 mil estudantes de 10,6 mil cursos de 1,5 mil instituições de ensino participaram do Enade.

Foram avaliadas as seguintes áreas com cursos de bacharelado e/ou licenciaturas: Arquitetura e Urbanismo; Artes Visuais; Ciência da Computação; Ciências Biológicas; Ciências Sociais; Educação Física; Filosofia; Física; Geografia; História; Letras – Inglês; Letras – Português; Letras – Português e Espanhol; Letras – Português e Inglês; Matemática; Música; Pedagogia; Química; e Sistema de Informação.

Foram analisados também as engenharias Ambiental; Civil; de Alimentos; de Computação; de Controle e Automação; de Produção; Elétrica; Florestal; Mecânica e Química, além dos cursos superiores de tecnologia nas áreas de Análise e Desenvolvimento de Sistemas; Gestão da Produção Industrial; Gestão da Tecnologia da Informação e Redes de Computadores.

(com Agência Brasil)

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