Publicidade

Estado de Minas POLÊMICA

Vídeo de bebê sendo resgatado em Brumadinho é falso

Gravação está sendo compartilhada no Facebook


postado em 31/01/2019 08:55 / atualizado em 31/01/2019 08:59

Apesar de causar comoção, o vídeo de um bebê sendo resgatado por um soldado não tem relação com a tragédia em Brumadinho (MG)(foto: Facebook/Reprodução)
Apesar de causar comoção, o vídeo de um bebê sendo resgatado por um soldado não tem relação com a tragédia em Brumadinho (MG) (foto: Facebook/Reprodução)

Um vídeo publicado pelo usuário Tainã Cerqueira no Facebook no dia 29 de janeiro está causando polêmica por ser associado a um suposto salvamento de bebê que teria sido realizado por um dos soldados de Israel que estão ajudando a encontrar as vítimas do rompimento da barragem de rejeitos da mina Córrego do Feijão, da mienradora Vale, em Brumadinho (MG).

"Pra [sic] calar a boca de jornalistas de merda [sic]. Foram os equipamentos israelenses que tiraram da lama a criança com vida. E o choro de um soldado israelense não comove essa raça que se instalou e gangrenou o nosso país!", publia o internauta no texto que acompanha o vídeo.

Apesar de estar com mais de 19 mil visualizações, 1,8 mil compartilhamentos e 192 curtidas, a gravação compartilhada na rede social criada por Mark Zuckerberg é mais uma fake news (notícia falsa).

Usuários do Facebook que estranharam esse suposto salvamento acionaram o serviço de verificação de conteúdo do site. Com isso, a Agência Lupa, especializada em checagem de conteúdos jornalísticos, logo se prontificou a avaliar o vídeo que estava causando tanta comoção na internet. O resultado da análise mostra que se trata, na realidade, de um vídeo gravado em 2016 na Síria. Originalmente a gravação foi compartilhada no YouTube pelo canal americano de notícias ABC News.

Além disso, como observa a Agência Lupa, o soldado que fez o resgate do bebê em meio aos escombros do ataque aéreo não é israelense, já que possui um brasão escrito em árabe, e não em hebraico (idioma oficial de Israel) no uniforme.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade