Publicidade

Estado de Minas TRAGÉDIA

Inhotim não vai mais reabrir na próxima sexta, dia 1º

Museu está fechado desde o rompimento da barragem em Brumadinho (MG)


postado em 30/01/2019 17:51 / atualizado em 30/01/2019 17:31

(foto: Intituto Inhotim/Divulgação)
(foto: Intituto Inhotim/Divulgação)

Em comunicado divulgado na tarde desta quarta, dia 30 de janeiro, o Instituto Inhotim informa que está cancelada a reabertura que havia sido programada para a próxima sexta (1º). O aviso foi publicado nas redes sociais do museu. Ainda não há nova data para a reabertura. O centro de arte sediado em Brumadinho (MG) foi evacuado após o rompimento da barragem da mina do Córrego do Feijão, da mineradora Vale, na última sexta (25), e encontra-se fechado desde então.

No comunicado, o Inhotim afirma que vem acompanhando de perto os desdobramentos do desastre e que está mobilizado para prestar apoio à comunidade e aos atingidos. "A tragédia provocou impactos diretos no instituto, uma vez que, dos cerca de 600 funcionários que emprega, 80% moram na região. Desses, 41 têm familiares próximos desaparecidos ou com óbito declarado, e os demais procuram por amigos e pessoas conhecidas", registra o texto divulgado pelo museu.

Sede de um grande acervo de arte contemporânea do Brasil, Inhotim é considerado o maior centro de arte ao ar livre da América Latina. Ainda de acordo com o comunicado, uma nova data de reabertura será informada quando o instituto encontrar o momento propício para receber novos visitantes.

"Sendo uma instituição referência na região e entendendo que o desastre deixará marcas profundas e duradouras, o Inhotim está ciente que terá um papel crucial na recuperação de uma cidade abalada nos próximos anos. Cultura, arte, meio-ambiente e educação são fundamentais para o desenvolvimento humano e da sociedade e continuarão sendo ponto de partida para a definição de ações futuras", acrescenta o comunicado.

(com Agência Brasil)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade