Publicidade

Estado de Minas DECORAÇÃO

Bonsai demanda cuidados especiais

Árvore miniatura combina com muitos ambientes


postado em 06/02/2019 17:40 / atualizado em 06/02/2019 17:33

(foto: Pexels)
(foto: Pexels)

Em japonês, a palavra bonsai significa "cultivado, plantado em bandeja ou vaso". O termo também se refere às árvores em "miniatura", que são podadas de forma a manterem o tamanho reduzido mesmo após estarem plenamente desenvolvidas. No Brasil, os bonsais são ótimos para compor ambientes.O que pouca gente sabe é que são necessários cuidados especiais para manter a planta bonita e saudável.

Segundo Marcelo Muller, da Esalflores, de Curitiba (PR), qualquer planta pode virar um bonsai. "O tamanho depende do vaso, que é essencial para fazer essa tradicional planta", comenta o floricultor. Ele lembra que a troca de vaso também deve ser realizada frequentemente (de dois em dois anos), de preferência por profissionais especializados, para evitar prejuízos para o bonsai.

Para que a planta cresça e seja saudável, Sol, água e adubos são indispensáveis. De acordo com Muller, a árvore deve ficar próxima da janela para ter incidência solar direta por no mínimo três horas diárias. Ela também pode ficar em ambientes externos, mas é preciso cuidado com as mudanças climáticas, como excesso de radiação solar ou, até mesmo, geadas na época de frio.

Em relação à quantidade de água, o especialista esclarece que depende da temperatura: "A terra deve estar sempre úmida, nunca encharcada, e a planta não deve ter um pratinho embaixo. A checagem visual deve ser feita com frequência para perceber se o bonsai está precisando de água".

Já o fertilizante deve ser usado no mínimo a cada 20 dias, sempre seguindo as indicações do fabricante. Em excesso, pode até mesmo matar o bonsai. "O tipo do produto pode ser tanto os genéricos, quanto os específicos para árvores com flores e frutas", afirma Marcelo Muller.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade