Publicidade

Estado de Minas HABITAÇÃO

Casa ou apartamento? Confira prós e contras

Escolher um imóvel leva em conta vários aspectos


postado em 11/02/2019 10:29 / atualizado em 11/02/2019 10:42

(foto: Pixabay)
(foto: Pixabay)

Na hora de alugar ou comprar um imóvel, muitas pessoas ainda ficam em dúvida se vale a pena investir numa casa ou num apartamento. Segurança, conforto, tranquilidade, preço e localização são os principais motivos que levam à aquisição de um tipo de imóvel, em detrimento do outro.

Abaixo, confira alguns prós e contras relacionados à moradia em casa ou apartamento, segundo Eufrásio Humberto Domingues, do Grupo Realibras/Conspar, de São Paulo (SP):

Casa

Uma das vantagens de morar em casa diz respeito ao aproveitamento do espaço sem incomodar ninguém, como a criação de animal de estimação e o cultivo de plantas ou, até mesmo, de uma pequena horta. Há também uma maior privacidade, já que os vizinhos não são tão próximos quanto num apartamento, além de não ter a despesa do condomínio, que pode pesar no orçamento familiar.

Em relação à segurança, investindo em equipamentos, as casas podem se aproximar dos apartamentos, assegurando maior bem-estar para a família. Isso sem contar com a existência de condomínios fechados, em que a segurança é reforçada.

"No meu ponto de vista, um dos principais pontos positivos de uma casa é que poderá ajustar a estrutura ao seu sonho, principalmente quando compra um terreno e constrói. A pessoa pode construir de acordo com o que objetiva e tem maior possibilidade de ajustes e reformas. Um apartamento terá que contar com uma estrutura pré-elaborada", afirma Eufrásio Domingues.

Apartamento

Quem escolhe morar num apartamento deve estar ciente de que deverá seguir algumas regras, ou seja, cada condomínio ou prédio tem o seu próprio regimento interno para a boa convivência entre todos – isso deve ser levado em conta dependendo do seu estilo de vida.

Um dos pontos positivos é ter a possibilidade de fazer amizades com vizinhos, que podem ajudar no caso de uma viagem longa, cuidando dos animais de estimação ou colocando água nas plantas, por exemplo.

Já em relação à privacidade, os apartamentos podem ser menos vantajosos, uma vez que a proximidade entre um imóvel e outro é muito menor. Além disso, há a questão do barulho, um dos pontos que mais causam reclamações entre os moradores, seja por conta de festas que passam do horário estipulado, sapatos no andar de cima ou das crianças brincando na piscina e nos playgrounds.

"O mais importante na hora de escolher entre os dois tipos de empreendimento é saber qual é o seu perfil e até onde você está disposto a adequá-lo, tendo como objetivo maior viver e conviver harmoniosamente onde quer que esteja", comenta o especialista.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade