Publicidade

Estado de Minas MEIO-AMBIENTE

Cemig é a empresa de energia mais sustentável das Américas

Companhia mineira é a 19ª do mundo, segundo novo ranking


postado em 25/01/2019 11:30 / atualizado em 25/01/2019 11:35

(foto: Cemig/Divulgação)
(foto: Cemig/Divulgação)

De acordo com o ranking mundial das empresas mais sustentáveis, o Global 100 2019, a Cemig, companhia energética de Minas Gerais, foi considerada a 19ª do mundo e a empresa energética mais sustentável das Américas. O ranking é elaborado pela revista canadense Corporate Knights. O anúncio foi feito durante o Fórum Econômico Mundial, realizado em janeiro deste ano em Davos, na Suíça. Mais de sete mil empresas em todo o mundo foram avaliadas pela publicação canadense.

A Cemig foi uma das quatro empresas brasileiras incluídas entre as mais sustentáveis do mundo e também obteve uma das três melhores classificações dentre as que fazem parte do segmento de energia.

Ao todo, foram avaliadas 7.536 empresas de capital aberto em 21 países, por meio de um conjunto de indicadores ambientais, sociais e de governança, em relação aos seus pares do mesmo setor e a partir de informações disponíveis ao público. Também foram feitos contatos diretos com empresas com ações negociadas em bolsas de valores, com receita bruta anual superior a US$ 1 bilhão (cerca de R$ 3,77 bilhões), e envio de questionários específicos, onde as empresas selecionadas são convidadas a complementar suas informações.

De acordo com Luiz Humberto Fernandes, vice-presidente da Cemig, em conversa com a Agência Minas, o reconhecimento destaca os esforços e a preocupação da empresa na preservação do meio-ambiente, no desenvolvimento da capacidade de inovação e no reconhecimento dos empregados, por meio de políticas ambientais e de segurança do trabalho.

"Cerca de 98% da capacidade de geração da Cemig corresponde a fontes de energia limpa, principalmente a hidráulica. Trabalhamos internamente e junto à sociedade, focados no desenvolvimento de soluções cada vez mais sustentáveis e inovadoras, o que nos permite obter resultados relevantes, como a presença da Cemig em índices como o The Global 100 e o Dow Jones de Sustentabilidade, divulgado pela RobecoSam", comenta o executivo à agência estatal de notícias.

Luiz Humberto Fernandes ressalta ainda que o trabalho rigoroso da Cemig foi importante para integrar o ranking The Global 100. "A Cemig tem feito uma avaliação rigorosa nos seus processos e indicadores relacionados à produção de energia elétrica, incluindo o controle de emissões de gases causadores do efeito estufa. Além disso, temos um rigoroso controle sobre o nosso sistema de abastecimento de água, descarte de resíduos sólidos e investimos bastante em inovação e em políticas de valorização do empregado", afirma o vice-presidente da empresa.

(com Agência Minas)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade