Publicidade

Estado de Minas CIDADE

Saiba qual é o próximo prédio do centro a ganhar pintura gigante

Imóvel de 1200 metros quadrados será "envelopado" nos próximos 15 dias


postado em 08/04/2019 16:43

Fachada Shopping Xavantes(foto: Rafael Campos)
Fachada Shopping Xavantes (foto: Rafael Campos)
Nos próximos 15 dias, o grafiteiro Fhero terá o maior desafio de sua carreira: cobrir de arte o imóvel de 1200 metros quadrados que abriga o shopping popular Xavantes, no centro de Belo Horizonte. A cena não será incomum para os belo-horizontinos já que a capital mineira, há três anos, vem ganhando destaque no cenário nacional da chamada Street Art ou Arte de Rua, no bom português. "A superfície oferece muitos obstáculos, como janelas e canos. A parte frontal é a que me dá mais espaço para trabalhar. Lá, vamos pintar uma figura central que vai se abrir para todo o resto", diz o paulista Fhero, que mora em BH há 10 anos.      
O grafiteiro pesquisou imagens que representassem igualdade, força e beleza. A partir disso, surgiu a ideia de injetar a figura de uma mulher negra para representar a diversidade étnica das metrópoles. A escolha das cores foi pensada para simbolizar a diferença e o contraste presente em um país. Fhero vai pintar dois pardais, pássaro popular e habitante de vários centros urbanos pelo mundo afora. Para ele, os pardais são também símbolo da igualdade e liberdade de quem compartilha o mesmo espaço. A ideia de estampar as fachadas do prédio veio do administrador do shopping Xavantes, Leonardo Furman, para "presentear" o público que frequenta a região.
Aérea do Shopping Xavantes(foto: Área de Serviço)
Aérea do Shopping Xavantes (foto: Área de Serviço)
Quem está organizando a empreitada é a Pública Agência de Arte, a mesma que produz o festival Cura (Circuito de Arte Urbana). É o Cura, inclusive, que também vem transformando o hipercentro em uma espécie de museu a céu aberto. Para se ter ideia, as intervenções do festival, que acontecem há três anos, ajudaram a transformar também a rua Sapucaí, no bairro Floresta, de onde é possível avistar os desenhos gigantes pintados em empenas cegas de edifícios. A rua virou mirante para as artes.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade