Publicidade

Estado de Minas VANDALISMO

Sebo a céu aberto tem livros queimados na avenida do Contorno

Nas redes sociais, belo-horizontinos já se mobilizam e tentam conseguir novas obras para Odilon Tavares


postado em 30/06/2020 00:01 / atualizado em 30/06/2020 00:57

Os livros de Odilon Tavares espalhados pelo chão: imagens de uma câmera de segurança flagraram vândalo ateando fogo nas obras(foto: Roberto Castro e Paulo Nogueira/Divulgação)
Os livros de Odilon Tavares espalhados pelo chão: imagens de uma câmera de segurança flagraram vândalo ateando fogo nas obras (foto: Roberto Castro e Paulo Nogueira/Divulgação)
Quem costuma passar pela avenida do Contorno, na altura do bairro Carmo, provavelmente já viu o sebo do Odilon. Instalado na calçada mesmo, na rua Grão Mogol, esquina com Contorno, em frente à loja da Kalunga, Odilon Tavares vende livros por R$ 5. O ex-catador de papelão instalou-se na região há pouco mais de dois anos com o objetivo de ter um negócio próprio e divulgar a cultura. Só que essa noite, o sebo a céu aberto foi alvo de vandalismo. Pela câmera de vigilância instalada ali foi possível ver uma pessoa que chegou correndo, botou fogo nos livros estocados em caixotes e, em seguida, fugiu. Nas redes sociais, belo-horizontinos já mobilizam esforços para conseguir novos livros para o Odilon vender.
 
Quando montou seu negócio ali, Odilon vendia de três a cinco unidades por dia. Pouco tempo depois, passou a vender diariamente 60 livros para público variado, que vai de crianças a idosos. Em entrevista à repórter Geórgea Choucair, publicada no site da revista Encontro em maio de 2019, o livreiro contou que escolheu o ponto a dedo. "A área é nobre, até o lixo é mais rico", diz. A ideia de trabalhar com livros surgiu, segundo Odilon, do tempo em que trabalha com reciclagem e viu a quantidade grande de exemplares de boa qualidade jogados no lixão.

A maior parte dos livros queimados Odilon havia recebido de doações. Antes do vandalismo, ele já havia sido expulso do local, quando a prefeitura recolheu 2 mil exemplares. Na época, vizinhos se queixaram e advogados entraram com uma representação na administração municipal para que ele ficasse por ali. Graças ao apoio, conseguiu manter-se firme. Agora, Odilon conta novamente com a ajuda de vizinhos e clientes, para reerguer sua "livraria". 

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade