Publicidade

Estado de Minas PANDEMIA

Prefeitura de BH libera eventos e festas

Notificação será obrigatória e haverá rastreio de contato


postado em 01/07/2021 17:03

Siga a Encontro no Twitter @encontrobh

(foto: Rodrigo Clemente/PBH/Divulgação)
(foto: Rodrigo Clemente/PBH/Divulgação)
Atividades há mais tempo impedidas de serem realizadas por causa da pandemia, eventos sociais em bufês e casas de festas estão liberados na capital mineira. Além deles, shows, espetáculos, eventos corporativos e museus também estão permitidos. O anúncio foi feito em entrevista coletiva  nesta quinta-feira (1).

Não foram explicitados os detalhes dos protocolos, que, segundo os presentes na coletiva, serão rígidos. No entanto, o presidente da Belotur, Gilberto Castro, adiantou que estão permitidos shows e espetáculos teatrais com público obrigatoriamente sentado e com limite de 600 pessoas. Caso haja alimentação e bebida, o limite baixa para 400 pessoas. Também eventos corporativos, feiras e congressos serão liberados a partir de agosto com limite de 600 pessoas.

Já no caso dos eventos sociais, além dos protocolos, serão exigidos testes dos participantes que não estejam 100% imunizados. Os exames podem ser de RT-PCR com limite de 72 horas ou teste rápido feito no mesmo dia.

Foi ressaltado na coletiva que quaisquer eventos sociais precisam ser comunicados à secretaria municipal de políticas urbanas, ainda que a casa de eventos já seja licenciada. Também será necessário disponibilizar a relação dos participantes (nome e telefone). O intuito é permitir rastreio de contato e orientações para isolamento, pela secretaria municipal de saúde, caso haja algum caso positivo para Covid-19 no evento. Os protocolos completos serão disponibilizados no site da PBH e o decreto deve ser publicado neste sábado (3). Também foi autorizada a abertura de serviços não essenciais aos domingos.

Segundo o secretário de saúde de BH, Jackson Machado, a situação epidemiológica em que se encontra a cidade e a quantidade de imunizados permitiu essa reabertura. O boletim desta quinta indica velocidade de transmissão (Rt) em 0,89, no verde; ocupação de leitos de UTI em 65,1%, no amarelo; e ocupação de leitos de enfermaria em 49,1%, no verde. Já em relação aos imunizados, Machado afirmou que a capital mineira vacinou, até agora, 53,7% do público-alvo (acima de 18 anos) com a primeira dose e que 20,8% desse público está totalmente imunizado.

O infectologista Unaí Tupinambás, membro do Comitê de Enfrentamento à Covid-19 da prefeitura, afirmou que, além da situação epidemiológica confortável, a decisão pela liberação de eventos se deveu ao fato de que belo-horizontinos têm frequentado festas clandestinas e festas em outras cidades da região metropolitana, sem os devidos protocolos. Desta forma, a cidade reduz danos ao organizar a realização de eventos com segurança sanitária.

Ele reforçou, ainda, a necessidade de manter todos os cuidados não farmacológicos e dar preferência a eventos em ambientes abertos, pois estamos sob ameaça da variante delta. "A UFMG está monitorando, e ainda não temos visto entrar com a intensidade com que entrou a gama", explicou. "Por isso, reforçamos a necessidade de uso de máscara, distanciamento e demais medidas, pois, considerando a imunização e as pessoas infectadas na cidade, estaríamos nos aproximando da imunidade de grupo, que, contudo, não funciona se a variante delta entrar."

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade