
O acordo prevê o compartilhamento de dados que permitirão o envio de alertas automáticos a condutores de moto em trechos com maior risco de acidentes, a realização de cursos de formação em segurança viária e a distribuição de capacetes e coletes reflexivos para os parceiros mais ativos da plataforma.
As informações serão disponibilizadas em formato aberto, com atualização trimestral, seguindo as normas de confidencialidade e a legislação de proteção de dados. Também estão previstas reuniões, oficinas e estudos conjuntos para identificar pontos críticos e propor melhorias de engenharia, fiscalização e operação do trânsito.
O prefeito Álvaro Damião destacou que o acordo reflete a estratégia da Prefeitura de buscar soluções tecnológicas já testadas em outras cidades. “Eu não busco protagonismo e nem quero reinventar a roda. O que já deu certo em outros lugares, eu corro atrás, nossa equipe avalia, e se for possível a gente traz para BH. Eis agora uma ação concreta que trará enormes benefícios para nossa gente”.
A subsecretária de Operações de Transporte e Trânsito da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SMMUR), Jussara Bellavinha, ressaltou a importância de ações direcionadas a motociclistas e trabalhadores de aplicativo. “O acordo é importante para propormos ações que ajudem a reduzir os acidentes com trabalhadores de aplicativo. Teremos informações mais precisas, que permitirão direcionar nossas campanhas e reforçar a segurança no trânsito.”
Entre os dados fornecidos pela 99 estão mapas de calor de acidentes, informações de telemetria e relatórios de direção, que serão utilizados pela Prefeitura para identificar pontos críticos e definir campanhas educativas. “A segurança sempre foi um dos pilares da atuação da 99, e vemos este acordo como uma oportunidade de colocar nossos dados a serviço da cidade. As informações da nossa plataforma podem colaborar para tornar o trânsito mais seguro para todos na região”, afirmou Simeng Wang, diretor-geral da 99 no Brasil.
O ACT estabelece um plano de trabalho de 12 meses, com as atividades que cabem a cada parte, podendo ser prorrogado. O acordo não envolve repasse de recursos entre o município e a empresa.
Além da parceria técnica, a 99 anunciou a chegada do serviço 99Food à Região Metropolitana de Belo Horizonte. A plataforma iniciou suas operações no dia 13 de novembro, abrangendo Belo Horizonte, Contagem, Betim, Ribeirão das Neves, Santa Luzia, Ibirité e Nova Lima. O lançamento integra um investimento de R$ 100 milhões, parte dos R$ 2 bilhões que a empresa planeja aplicar no país até junho de 2026.
A empresa também confirmou a criação de três pontos de apoio para motociclistas na região, um deles a ser construído em Belo Horizonte e dois em restaurantes parceiros, que receberão melhorias estruturais para oferecer água e banheiros aos entregadores. A proposta é criar espaços de pausa e descanso para os profissionais durante o expediente.