
Até o momento, o pré-carnaval de Belo Horizonte conta com 225 blocos confirmados. A maior concentração de desfiles está na região Centro-Sul, com 71 blocos, seguida pelas regionais Leste (30), Noroeste (27), Nordeste (23), Pampulha (21) e Hipercentro (15). Também há cortejos previstos nas regionais Oeste (13), Norte (14), Barreiro (5) e Venda Nova (6).
Segundo o presidente da Belotur, Eduardo Cruvinel, a programação reflete o perfil diverso do Carnaval da capital mineira e o esforço de descentralização da festa. “O pré-carnaval de Belo Horizonte conta com uma programação ampla e diversa, que traduz a essência plural da nossa festa e o compromisso com a descentralização. Os desfiles se espalham por todas as regionais da cidade, consolidando BH como uma das principais referências do Carnaval de rua no país, impulsionada pela força da cultura popular e pelo trabalho dos agentes que constroem essa celebração”.
Para a edição de 2026, a Prefeitura prevê uma gestão integrada do Carnaval, com cerca de 30 órgãos públicos atuando de forma conjunta na produção do evento. A partir de 31 de janeiro, o Centro Integrado de Operações de Belo Horizonte (COP-BH) passará a monitorar o Carnaval em tempo real, com acompanhamento georreferenciado dos blocos e dos serviços da cidade.