Publicidade

Estado de Minas BEM-ESTAR

Estudo comprova efeito benéfico da cafeína para ciclistas

Atletas com fadiga mental tiveram melhor desempenho


postado em 26/10/2018 09:29 / atualizado em 26/10/2018 09:38

(foto: Pixabay)
(foto: Pixabay)

Um estudo realizado pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da USP indica que a cafeína é capaz de atenuar e reverter a sensação de fadiga mental e ainda melhorar o desempenho de atletas de ciclismo. Atualmente o cansaço mental não está presente apenas na vida de pessoas com rotina agitada por diversas atividades, mas também faz parte do dia a dia de esportistas.

Segundo o pesquisador Paulo Estevão Franco Alvarenga, responsável pelo estudo, os atletas com fadiga mental acabam perdendo desempenho e possuem aumento na percepção de esforço para a mesma intensidade de exercício, sem nenhuma alteração fisiológica na musculatura. Dessa forma, surgiu o interesse de estudar possíveis manipulações que revertam os efeitos da fadiga mental sobre o desempenho de ciclistas.

Iniciada em 2016, a análise dos efeitos da ingestão de cafeína sobre o desempenho de ciclistas mentalmente fadigados mostrou que "a cafeína é um recurso ergogênico [melhora a perfermance] com efeito potencial para reverter os efeitos da fadiga mental sobre o desempenho", afirma Paulo Estevão, citado pelo Jornal da USP.

De acordo com o estudo, os ciclistas mentalmente fadigados apresentaram uma redução de 4,8% na ativação do córtex pré-frontal e consequentemente aumentaram o tempo para concluir o teste de ciclismo contrarrelógio em aproximadamente 1%. No entanto, ao ingerir cafeína, mesmo após a indução da fadiga mental, houve um aumento na ativação do córtex pré-frontal em aproximadamente 8% e redução no tempo de conclusão do teste em 1,8%. "Portanto, os sujeitos ao ingerir cafeína perceberam menos esforço comparados com as demais condições. Além disso, com a ingestão de cafeína, eles apresentaram uma maior eficiência neuromuscular", destaca o pesquisador.

Ele ressalta que, mesmo já sendo consumida em nosso cotidiano quando nos sentimos mentalmente cansados, por meio de ingestão de café, por exemplo, a cafeína deve ser utilizada para atletas sob orientação de um nutricionista, respeitando as características de dosagem e tempo de efeito da substância.

(com assessoria de comunicação da EACH e Jornal da USP)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade