Publicidade

Estado de Minas ASTRONOMIA

Nave que segue em direção ao Sol tira foto da Terra

A Parker Solar Probe deu uma 'olhada' para trás


postado em 26/10/2018 12:40 / atualizado em 26/10/2018 12:12

(foto: Nasa/Naval Research Laboratory/Parker Solar Probe/Divulgação)
(foto: Nasa/Naval Research Laboratory/Parker Solar Probe/Divulgação)

A sonda espacial Parker Solar Probe, lançada em agosto deste ano pela Agência Espacial Norte-Americana (Nasa), está se dirigindo para o Sol e aproveitou para dar uma "olhada" para trás e capturar uma imagem da Terra à distância de 43 milhões de km do nosso planeta.

A Nasa divulgou a foto da Terra captada pela sonda na última quarta, dia 24 de outubro. A intenção é que a sonda chegue o mais perto possível da nossa estrela.

A imagem tirada a cerca de 43 milhões de km apresenta a Terra como um ponto redondo brilhante no lado direito da imagem, rodeada por milhares de estrelas espalhadas.

Essa captura foi enviada por meio do único instrumento de transmissão de imagens localizado a bordo da sonda solar (o WISPR, na sigla em inglês), enquanto o aparelho estava a caminho de Vênus. De acordo com comunicado divulgado pela Nasa, a ideia é usar a força gravitacional desse planeta e, assim, alinhar o curso da Parker – a manobra é conhecida como assistência gravitacional.

A principal missão da sonda é avaliar como a energia e o calor se movem pela coroa do Sol e o que faz acelerar o vento solar.

Nos sete anos de duração da missão, a espaçonave completará 24 órbitas ao redor da estrela e viajará pela atmosfera solar a uma distância "sete vezes mais próxima" do que qualquer outra nave chegou, segundo informações da Nasa. A Parker Solar Probe também voará pela primeira vez na coroa solar, para ampliar os conhecimentos sobre a origem e evolução dos "ventos" emitidos pelo Sol.

(com Agência Sputnik)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade