Publicidade

Estado de Minas CURIOSIDADE

Núcleo da Terra é sólido, afirmam cientistas australianos

Eles conseguiram provar a tese por meio de ondas especiais


postado em 23/10/2018 16:40 / atualizado em 23/10/2018 16:18

(foto: Pinterest/Reprodução)
(foto: Pinterest/Reprodução)

Pesquisadores australianos conseguiram analisaram as ondas emitidas pelo núcleo da Terra, extremadamente fracas, e descobriram que o centro do nosso planeta é sólido.

Um estudo realizado por cientistas da Universidade Nacional da Austrália confirmou a evidência que se tinha de que o núcleo da Terra é sólido, algo assumido a partir do início do século XX, mas nunca provado.

Os professores Hrvoje Tkalcic e Schanlar Than-Son Pham conseguiram elaborar um método para detectar as ondas sísmicas de fase J, emitidas por essa região.%u200B

Como existe uma grande variedade de ondas dentro a crosta terrestre, algumas avançam e outras retrocedem, subindo e descendo como ondas do oceano. Assim, dependendo do tipo de onda, as características dos materiais que elas atravessam podem ser identificadas.

No caso das chamadas fase J, que atravessam o núcleo do planeta, o problema é que são extremamente fracas e quase impossíveis de detectar ou observar diretamente. No entanto, a equipe da universidade australiana encontrou um jeito.

Ao invés de observar as ondas diretamente, os cientistas examinaram os sinais que chegaram a dois receptores diferentes depois de um forte terremoto. Em seguida, eles compararam os registros dos sismógrafos para encontrar as semelhanças entre eles.

"A partir dessas semelhanças, construímos um correlograma global [imagem da estatística da correlação], ou seja, uma espécie de marca digital da Terra", afirma Tklacic em comunicado publicado no site da instituição de ensino.

Apesar de existirem poucos dados sobre o núcleo da Terra, como idade exata, temperatura ou como foi formado, ele gera o campo eletromagnético responsável por proteger o planeta.

(com Agência Sputnik)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade