Publicidade

Estado de Minas CURIOSIDADE

Seres humanos podem identificar cinco mil rostos

Estudo inédito analisa nossa capacidade de reconhecimento facial


postado em 11/10/2018 12:40 / atualizado em 11/10/2018 12:04

(foto: Pixabay)
(foto: Pixabay)

Você costuma esquecer facilmente o rosto das pessoas que encontra? Saiba que um estudo britânico descobriu que os seres humanos são capazes de reconhecer cerca de cinco mil facez, em média, entre familiares, amigos e conhecidos. A informação foi divulgada pela agência francesa de notícias Agence France-Presse (AFP)

A pesquisa foi realizada por cientistas da Universidade de York, no Reino Unidos, e revela que nossa capacidade de reconhecer rostos conhecidos nos permite distinguir diariamente milhares de faces nas ruas e nas telas de comoutadores, smartphones e TVs.

"Em nosso dia a dia estamos acostumados a identificar amigos, colegas e famosos, assim como outras numerosas pessoas, mas ninguém havia estabelecido o número de rostos que realmente somos capazes de identificar", comenta Rob Jenkins, do departamento de Psicologia, um dos autores do estudo, em entrevista à AFP.

Na pesquisa publicada na revista científica Proceedings of the Royal Society B, Jenkins e sua equipe pediram aos participantes que apontassem todos os rostos que recordavam considerando o círculo privado de amizades. Em seguida, o mesmo procedimento foi realizado, porém, com pessoas que pudessem ser identificadas mesmo sem terem encontrado pessoalmente. Também foram apresentadas milhares de imagens de celebridades para o possível reconhecimento. Cada um dos participantes conseguiu lembrar do rosto de mil a 10 mil pessoas.

"Comprovamos que as pessoas conheciam, em média, cerca de cinco mil rostos", diz Jenkins à agência de notícias.

Para os cientistas britânicos, o estudo inédito poderá ajudar a desenvolver novos programas de reconhecimento facial, como os cada vez mais utilizados em aeroportos e nas investigações criminais. Ele poderá contribuir também para evitar os casos de erro de identificação de suspeitos de crimes.

(com AFP)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade