Estado de Minas ESTUDO

Dormir seis horas por dia pode causar aterosclerose

Cientistas apontam o risco cardíaco de quem dorme pouco

postado em 21/01/2019 15:48 / atualizado em 21/01/2019 16:26

(foto: Pexels)

As pessoas que dormem menos de seis horas por noite podem ter risco aumentado de doença cardiovascular em comparação com aquelas que dormem entre sete e oito horas, sugere um novo estudo publicado no site do periódico científico Journal of American College of Cardiology no dia 14 de janeiro. A má qualidade do sono aumenta o risco de aterosclerose – acúmulo de placas de gordura nas artérias –, segundo os cientistas.

Ainda conforme os pesquisadores da Universidade de Tufts, nos Estados Unidos, o efeito abrange não apenas as artérias como também das veias por todo o corpo, aumentando o risco de doenças circulatórias, Acidente Vascular Cerebral (AVC), problemas digestivos e cardiopatias.

"Este é o primeiro estudo que mostra objetivamente que o tempo de sono está associado à aterosclerose [espessamento interno das veias devido à formação de placas] em todo o organismo", afirma o pesquisador José Ordovás, coordenador do estudo, no artigo recém publicado.

Os cientistas analisaram cerca de quatro mil voluntários com uma média de idade de 46 anos e sem qualquer histórico de problemas cardiovasculares.

Os participantes usaram um dispositivo que registrava a qualidade do sono e, durante uma semana, foi medido o número de horas que os voluntários dormiam em cada noite; o número de vezes que acordavam; e as mudanças entre as várias fases do sono. Em seguida, todos realizaram ecografias do coração e tomografias computadorizadas no início e no fim do estudo, para efeitos de comparação.

Com os dados obtidos, a equipe de investigadores concluiu que aqueles que dormiam menos de seis horas por noite tinham um risco 27% maior de desenvolver aterosclerose em comparação com os que dormiam oito horas.