Publicidade

Estado de Minas ASTRONOMIA

'Superlua de Sangue' será visível em todo o Brasil em 2022

Fenômeno curioso foi registrado na madrugada desta segunda


postado em 21/01/2019 08:28 / atualizado em 21/01/2019 08:31

(foto: Pixabay)
(foto: Pixabay)

Por volta das 1h33 da madrugada desta segunda, dia 21 de janeiro, muitos brasileiros puderam acompanhar um fenômeno astronômico raro: o eclipse total da Lua, além de uma "Superlua".

Nesse tipo de eclipse, Sol, Terra e Lua devem estar alinhados, nesta ordem. Pouco depois das 2h30 começou o eclipse total, ou seja, a chamada Lua de Sangue, que é quando o satélite está completamente na sombra do nosso planeta e adquire uma cor avermelhada. O fenômeno durou aproximadamente uma hora.

A soma da cor única e do tamanho do satélite, que estará bem maior que o habitual, o fenômeno da próxima segunda também é chamado popularmente de "Superlua de Sangue" – neste caso, ela estará em sua fase cheia e no ponto da órbita de maior proximidade com a Terra, a "apenas' 357.340 km de distância.

A coloração laranja-avermelhada, que também foi vista no eclipse de julho do ano passado, se deve à atmosfera terrestre. Quando a luz solar incide na atmosfera, as moléculas de ar dispersam os raios azuis, o que faz o céu parecer dessa cor, e deixam sobretudo raios vermelhos para trás. Estes são refratados para a sombra da Terra.

Segundo Josina Nascimento, pesquisadora do Observatório Nacional, em conversa com a Agência Brasil, o próximo eclipse total da Lua está previsto para 2021, mas não será visível em todo o território nacional e em todas as suas fases.

Por sua vez, a próxima Lua de Sangue visível para os brasileiros ocorrerá somente em 16 de maio de 2022, segundo a previsão dos pesquisadores.

(com Agência Brasil)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade