Estado de Minas ASTRONOMIA

Telescópio espacial encontra três novos planetas

Um deles pode ter o mesmo tamanho da Terra

postado em 11/01/2019 15:50 / atualizado em 11/01/2019 16:19

(foto: Nasa/Goddard Space Flight Center/Divulgação)

Durante os três primeiros meses de observação, o telescópio espacial TESS (Transiting Exoplanet Survey Satellite), lançado pela Agência Espacial Norte-Americana (Nasa) em abril de 2018, descobriu três novos planetas e seis supernovas fora do nosso Sistema Solar, entre os quais uma "super-Terra".

A descoberta dos planetas foi anunciada na reunião anual da Sociedade Astronômica Americana (AAS, na sigla em inglês), realizada de 6 a 10 de janeiro em Seattle (EUA).

Desde julho do ano passado, o telescópio TESS descobriu três exoplanetas: Pi Mensae b, uma super-Terra que completa uma órbita em torno de sua estrela a cada seis dias; LHS 3844b, um planeta rochoso com uma órbita de apenas 11 horas; e HD 21749b, que possui o mais longo período orbital, com a duração de 36 dias.

O HD 21749b orbita uma estrela anã brilhante a apenas 53 anos-luz de distância de nosso planeta, na constelação de Reticulum, e os cientistas acreditam que tenha uma temperatura de aproximadamente 149º C em sua superfície – o que é apontado como uma temperatura relativamente baixa considerando a proximidade de sua estrela.

"É o planeta mais legal que conhecemos em torno de uma estrela tão brilhante […] Sabemos bastante sobre atmosferas de planetas quentes, mas é difícil encontrar exoplanetas que orbitam longe suas estrelas e que, portanto, são mais frios. Não conseguimos aprender muito sobre eles", comenta a astrônoma Diana Dragomir, do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), dos EUA, em entrevista para o jornal britânico The Guardian.

Com cerca de 23 vezes o tamanho da nossa Terra, a estimativa é que o novo planeta seja mais gasoso do que rochoso e possua uma atmosfera mais densa que a de Netuno ou de Urano.

Na mesma constelação, o TESS também detectou evidências de outro planeta, menor que os demais, que pode representar a descoberta do primeiro corpo celeste com tamanho similar ao da Terra feita.

"Estou muito interessada em saber se o planeta tem uma densidade semelhante à da Terra para corresponder ao seu raio, que é próximo ao do nosso planeta. Isto irá contribuir para a nossa compreensão se os planetas do tamanho da Terra têm composições diversas ou se são todos comparáveis à Terra", diz a cientista Johanna Teske, do observatório Carnegie (EUA), coautora do estudo, também em conversa com o The Guardian.