Publicidade

Estado de Minas BEM-ESTAR

Estudo de Harvard associa maconha à fertilidade em homens

Usuários de Cannabis apresentaram maior nº de espermatozoides


postado em 12/02/2019 15:58 / atualizado em 12/02/2019 16:25

(foto: Pexels)
(foto: Pexels)

Diversas pesquisas científicas já apontaram benefícios para a saúde provenientes da Cannabis sativa (planta da maconha). Inclusive, países como Uruguai e Canadá já legalizaram a produção e venda de medicamentos com as duas principais substâncias presentes na planta: THC (tetrahidrocanabinol) e CBD (canabidol).

Agora, mais um benefício da Cannabis foi apontado pela Ciência. De acordo com matéria publicada pelo jornal britânico The Independent, pesquisadores da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, encontraram uma relação entre o uso de maconha e o aumento no número de espermatozoides.

Para chegar a essa conclusão, os cientistas analisaram dados de 600 homens que possuíam prontuários em clínicas americanas de fertilidade. Por meio de entrevistas, os pesquisadores procuraram saber se os voluntários fizeram uso de drogas.

Apenas 5% dos que responderam que já utilizaram maconha possuíam baixo número de espermatozoides. Já entre aqueles que nunca fizeram uso da droga, 12% tinham problemas com a contagem das células reprodutivas.

De acordo com o The Independent, os autores do estudo acreditam que a explicação para isso pode estar nos impulsos químicos enviados pelo cérebro quando a pessoa usa a maconha. Essas "mensagens" recebidas no organismo seriam capazes de regular a fertilidade. Entretanto, essa ação ainda não foi comprovada.

Testosterona

Outra suspeita dos pesquisadores da Universidade de Harvard é que o uso da Cannabis sativa por homens pode aumentar os níveis de testosterona, o hormônio masculino, o que consequentemente elevaria o número de espermatozoides. Os homens que participaram do estudo e admitiram ter usado maconha possuíam níveis mais altos de testosterona, mas a hipótese não pôde ser comprovada porque os cientistas não os avaliaram antes de utilizarem a droga pela primeira vez.

Entretanto, o cientista Feiby Nassan, um dos autores do estudo, em entrevista ao jornal britânico, colocou essa teoria em xeque: "Homens com níveis mais altos de testosterona são mais propensos a desenvolver comportamentos de risco, incluindo fumar maconha". Ou seja, pode ser que o maior nível do hormônio masculino acabou motivando os voluntários que participaram da pesquisa a fazer uso da Cannabis, e não o contrário.

Contraponto

Segundo Sheena Lewis, da Universidade de Queen, em Belfast, na Irlanda do Norte, estudos anteriores realizados por seu laboratório apontaram exatamente o contrário do que mostra a pesquisa americana. "Em nosso estudo, a qualidade dos espermatozoides de quem usava maconha despencou", comenta a cientista em entrevista ao The Independent.

Para Allan Pacey, especialista em fertilidade e professor da Universidade de Sheffield, na Inglaterra, também ouvido pelo jornal, o uso da Cannabis pode estar ligado à infertilidade, tanto masculina quanto feminina: "Na minha opinião, um casal que pretende ter filhos, deve evitar, a todo custo, a utilização de maconha".

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade