Estado de Minas PALEONTOLOGIA

Tiranossauro 'gigante' é encontrado no Canadá

Scotty chegou a ter quase 10 toneladas

postado em 27/03/2019 12:07 / atualizado em 27/03/2019 12:10

(foto: Pixabay)

Um estudo publicado no dia 21 de março na revista científica The Anatomical Record, apresenta o maior e mais pesado Tyrannosaurus rex (ou T-rex) já descoberto pelo homem. O animal devia pesar cerca de 9,8 toneladas quando estava vivo – bem mais pesado que os atuais elefantes. A informação foi divulgada pelo site da revista americana National Geographic.

Quando os paleontólogos começaram a escavar Scotty, como foi apelidado o tiranossauro, em 1991, na região de Saskatchewan, no Canadá, encontraram cerca de 65% do esqueleto do gigantesco dinossauro. O fêmur, que mede 20 cm, impressionou a equipe de cientistas da Universidade de Alberta, no Canadá, e da Universidade Estadual da Flórida, nos EUA. Esse osso comprovou que as duas pernas poderiam carregar as quase 10 toneladas do dinossauro.

Conforme a National Geographic, Scotty devia ter por volta de 28 anos, o que é considerada uma idade avançada para a espécie. No entanto, mesmo sendo um dos principais predadores do período cretáceo, há aproximadamente 66 milhões de anos, as lesões encontradas numa das costelas, além de infecção óssea, ossos e dentes quebrados apontm que ele não teve uma "vida fácil".

A descoberta do tiranossauro canadense mostra que os paleontólogos, até então, estavam errados quando acreditavam que essa espécie não poderia viver tanto e ser tão grande.

"À medida que mais espécies desses terópodes [dinossauro bípede] são encontradas, vamos encontrar outros 'Scottys'. Ou seja, indivíduos particularmente grandes e velhos", comenta Scott Persons, líder da pesquisa, em entrevista para a revista americana. "Não me surpreenderia se esses animais acabassem aumentando de tamanho a ponto de superar o que sabemos sobre o T-rex", completa o cientista.