Publicidade

Estado de Minas PALEONTOLOGIA

Grand Canyon guarda as pegadas mais antigas já descobertas

Elas foram feitas por um ancestral dos dinossauros


postado em 12/11/2018 12:49 / atualizado em 12/11/2018 13:19

(foto: Stephen Rowland/UNLV/Divulgação)
(foto: Stephen Rowland/UNLV/Divulgação)

Um geólogo da Universidade de Nevada, nos Estados Unidos, encontrou no Grand Canyon – desfiladeiro íngreme esculpido pelo rio Colorado, no estado do Arizona – 28 pegadas de um possível réptil que viveu na América do Norte cerca de 310 milhões de anos atrás. As imagens foram apresentadas na reunião anual da Sociedade de Paleontologia Vertebral, em Albuquerque (EUA), no final de outubro.

"Minha primeira impressão foi de que estava olhando para uma coisa muito bizarra por causa dos movimentos laterais", diz o geólogo Stephen Rowland, em entrevista para o site ScienceDaily, acrescentando que "parecia que dois animais similares a lagartos estavam andando lado a lado, sem fazer sentido algum".


De acordo com o cientista, tudo indica que o animal "estava andando numa ventania muito forte, e o vento o empurrava para as laterais".

A descoberta é importante porque, como se sabe, os primeiros dinossauros surgiram na Terra no fim do período Triássico, há cerca de 240 milhões de anos. O concorrente principal dos dinossauros, como animais mais bem-sucedidos, eram os crocodilos – predadores que viviam tanto na água, como na terra.

Esses dois tipos de répteis são parentes próximos, cujos antepassados se dividiram em meados do período Triássico. Como e quando isso aconteceu não se sabe, já que fósseis desse período são bem raros.

Stephen Rowland descobriu durante as escavações no Grand Canyon que as pegadas do suposto réptil são anteriores ao período Triássico. Na superfície de uma pedra arredondada, ele viu uma série de cavidades produzidas pelas patas de um animal antigo não identificado.

Calculando a idade da pedra, paleontólogos revelaram que o animal foi um dos primeiros representantes de sua espécie, deixando pegadas que resistiram 310 milhões de anos, ou seja, dois milhões de anos antes do possível aparecimento dos dinossauros.

Em breve, Rowland planeja levar a pedra ao laboratório para examiná-la mais detalhadamente. A expectativa é que sejam encontrados parentes dos primeiros répteis e a aparência do dono das pegadas.

(com Agência Sputnik)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade