Publicidade

Estado de Minas CURIOSIDADE

Esqueça o repelente: música pode afastar mosquito

Estudo comprova ação repelente de obra eletrônica contra o Aedes aegypti


postado em 16/04/2019 11:09 / atualizado em 16/04/2019 11:11

(foto: Pixabay)
(foto: Pixabay)
Que a música pode fazer bem para as pessoas, isso não é segredo. Agora, o que acha de usar uma canção como repelente para mosquito? De acordo com um estudo internacional, que inclui cientistas malaios, japoneses e tailandeses, publicado na revista científica Acta Tropica no dia 25 de março, a composição eletrônica Scary Monsters and Nice Sprites, do produtor musical americano Sonny John Moore, mais conhecido como Skrillex, é altamente eficaz em manter mosquitos vetores de doenças longe da nossa pele.

Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores expuseram o mosquito transmissor da dengue, zika, chikungunya e da febre amarela urbana, o temido Aedes aegypti, à música Scary Monsters And Nice Sprites. De acordo com os cientistas, essa composição foi escolhida devido à mistura de frequências muito altas e muito baixas. Já se imaginava que essa diferença de frequência pode ser perturbadora para os mosquitos. De fato, isso acabou sendo comprovado.

No estudo, exemplares de Aedes aegypti foram divididos em dois grupos: um ouviu a música de Skrillex e o outro não. O resultado foi claro e mostrou que a composição eletrônica tornou os insetos menos sedentos por sangue e menos propensos a ter relações sexuais.

Conforme o artigo recém publicado, o som e a forma como é recebido pelo inseto são cruciais para a reprodução, sobrevivência e manutenção da população de várias espécies. "Nos insetos, as vibrações de baixa frequência facilitam as interações sexuais, enquanto que as mais altas, consideradas 'ruídos' interrompem a percepção dos sinais de insetos da mesma espécie", afirmam os especialistas na pesquisa.

A experiência fez com que os investigadores chegassem à conclusão de que as fêmeas era, de certa forma, "entretidas" pela música e, com isso, atacavam menos vezes os humanos. Por sua vez, os machos tinham relações sexuais "com muito menos frequência" ao serem afetados pela obra de Skrillex, em comparação com o grupo de controle.

"A observação de que esta música pode atrasar o ataque do inseto, reduzir a alimentação sanguínea e interromper o acasalamento fornece novos caminhos para o desenvolvimento de medidas de proteção e controle baseadas na música contra doenças transmitidas pelo Aedes", diz parte do relatório.

Abaixo, a música Scary Monsters and Nice Sprites:

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade