Publicidade

Estado de Minas BEM-ESTAR

Conheça algumas dietas 'malucas'

De beber Martini a comer igual passarinho, todas trazem risco à saúde


postado em 17/10/2018 10:50 / atualizado em 17/10/2018 11:32

(foto: Pixabay)
(foto: Pixabay)

Dados recentes do Ministério da Saúde indicam que 18,9% dos brasileiros são considerados obesos e mais da metade da população (54%) está com sobrepeso. Portanto, é cada vez mais necessária a reeducação alimentar e a adoção de hábitos de vida mais saudáveis. Além disso, muitas pessoas preferem adotar dietas como forma de "acelerar" a perda de peso. O problema é que algumas restrições alimentares são consideradas absurdas e pouco eficazes.

Ao escolher uma dieta, pode ser que a pessoa perca alguns quilos temporariamente, mas, dependendo do caso, acaba comprometendo também a saúde. De acordo com a cirurgiã plástica Luciana Pepino, dietas restritivas não são sustentáveis. "Significa que o corpo sofre com a privação, fica suscetível a doenças e entra em um modo de economia de energia que fará a pessoa engordar assim que voltar a comer normalmente", alerta a médica.

Abaixo, a especialista esclarece os problemas das dietas classificadas como "malucas":

Dieta do cubo de gelo
Ela consiste em colocar cubos de gelo na boca quando a fome surge. "Sim, a água é essencial para o bom funcionamento do organismo, o emagrecimento e a saciedade, mas não dessa forma! Ao tentar se 'alimentar' de água, o corpo pode entrar em colapso pela mais absoluta falta de proteínas, carboidratos, vitaminas e outros nutrientes", critica Luciana. Ela afirma que essa "dieta" pode deixar a pessoa doente e não permite ser feita por muito tempo.

Dieta master cleanse
Apesar do nome sofisticado, a prática se propõe a fazer um detox por meio do consumo de uma limonada preparada com pimenta-caiena e xarope de bordo (maple) em substituição às refeições, além de água com sal pela manhã e laxantes antes de dormir. A cantora Beyoncé teria feito essa dieta por 14 dias. "Mas ela não deve servir de exemplo: depois de tanta privação, seu corpo pode entrar em um modo de economia de energia e, quando você voltar a se alimentar, tudo será armazenado na forma de gordura", alerta a cirurgiã.

Dieta do Martini
Se você está pensando que esta dieta envolve tomar vários drinks feitos com gim e vermute seco, não é bem assim. Na verdade, a proposta seria fazer três refeições por dia, sendo que cada uma delas deve ser acompanhada de uma taça (90 ml) de Martini. Sites de fofocas afirmam que as atrizes americanas Eva Longoria e Kate Beckinsale já foram adeptas dessa dieta. "Ela não é nada saudável. Afinal, seria muito difícil fornecer ao corpo tudo o que ele precisa dessa maneira", diz Luciana Pepino.

Dieta da papinha de neném
Nesta prática o volume de comida por refeição é restrito ao pote de papinha destinada a bebês. Aparentemente, as atrizes Reese Whiterspoon e Jennifer Aniston já seguiram essa dieta, mesmo sabendo que o alimento indicado para crianças não é suficiente para os adultos. "Vale lembrar que muitas papinhas são riquíssimas em carboidratos e pobres em proteínas, e elas podem causar pico glicêmico pelo excesso de açúcar no sangue, o que dá ainda mais fome", diz a médica.

Dieta do ovo cozido
A especialista lembra que o ovo é um alimento muito nutritivo, rico em proteínas, vitaminas A, E e do complexo B, e minerais como cálcio, ferro e zinco. "Inclusive, ele é indicado em várias dietas de emagrecimento, mas algumas passam dos limites". Nicole Kidman, por exemplo, teria se alimentado apenas de ovos cozidos para perder o máximo de peso possível para o filme Cold Mountain (2004), sendo uma unidade no café da manhã e duas ou três no almoço e no jantar. "Um dos principais problemas é que um ovo cozido tem cerca de 200 mg de colesterol, enquanto o limite diário saudável seria de 300 mg. Assim, ao fim do dia, você acabaria ingerindo até 1,4 mil mg dessa gordura", critica a cirurgiã plástica.

Dieta da banana
A banana é rica em fibras, potássio, magnésio e vitamina A. "O problema é quando as pessoas resolvem se alimentar exclusivamente dessa fruta em todas as refeições. Além do risco de perda muscular e anemia devido à falta de vitamina B12, os adeptos dessa dieta podem não emagrecer em função da alta quantidade de carboidratos, que favorecem o acúmulo de gordura na região abdominal".

Dieta do passarinho
Parece brincadeira, mas nesta prática, a pessoa deve se alimentar exclusivamente de grãos e sementes como soja, gergelim e linhaça. "Por mais que eles ofereçam benefícios, seu consumo exclusivo não é algo saudável", alerta a médica. A cantora e estilista britânica Victoria Beckham, que chama a atenção por sua magreza excessiva, teria seguido essa dieta. "Porém, como o regime é pobre em proteínas e vitaminas, ela acabou perdendo massa muscular e ficando muito fraca".

Emagrecimento saudável

A especialista lembra que não existe solução milagrosa para a perda de peso. "Assim, em vez de seguir uma dieta restritiva, o mais indicado é associar uma reeducação alimentar com os exercícios físicos. Reduzir o consumo de doces, frituras, alimentos gordurosos e produtos industrializados e dar preferência a frutas, verduras, legumes, cereais integrais e carnes magras é a base de qualquer dieta saudável", diz Luciana.

A recomendação é buscar auxílio de um nutricionista para que seja elaborado o cardápio mais apropriado para as necessidades. Ao mesmo tempo, um profissional de Educação Física ajudará no acompanhamento dos exercícios.

"Vale lembrar que nem mesmo a cirurgia plástica faz milagre. Embora a lipoaspiração, a lipoescultura, a abdominoplastia e outros procedimentos ajudem a redesenhar os contornos corporais, eles não são indicados para a perda de peso. Para obter os melhores resultados, é necessário que o paciente já esteja dentro de uma faixa de peso saudável (ou pouco acima dela)", comenta a cirurgiã.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade