Publicidade

Estado de Minas BEM-ESTAR

Low carb não é dieta, e sim, 'estilo de vida', diz médico

Ela prega o consumo restrito de carboidratos


postado em 15/10/2018 15:40 / atualizado em 15/10/2018 14:59

(foto: Pixabay)
(foto: Pixabay)

Não existe dieta milagrosa para perda rápida de peso. Segundo o endocrinologista Flávio Madruga, o único segredo do emagrecimento saudável e definitivo está na mudança de vida, de hábitos e da mentalidade. Ainda assim, o especialista acaba de lançar o livro Vida Low Carb, que retrata uma das dietas da moda, que é a restrição dos carboidratos (açúcares).

De acordo com o médico, a alimentação low carb traz vários benefícios, não só para o emagrecimento, mas para a saúde e para a longevidade. Reduzir drasticamente a quantidade de carboidratos que você ingere provoca a cetogênese, processo em que o metabolismo deixa de lado a glicose e passa a "queimar" a gordura acumulada. Além disso, essa dieta ajuda a reduzir os níveis de insulina, controlando o diabetes e a síndrome metabólica.

"A primeira pergunta que me fazem em consultório quando cito a dieta low carb é: 'mas eu tenho que cortar os carboidratos totalmente?'. A resposta é: não. Low carb significa baixo carboidrato, isto é, uma dieta com quantidade reduzida de carboidratos, mas não 100% livre deles", alerta o nutrólogo.

A dica de Flávio Madruga é justamente dar preferência para os açúcares de fontes naturais, em vez dos processados comprados no mercado (como pães e massas). A batata doce e a mandioca, por exemplo, contêm uma taxa alta de carboidratos, e podem não ser recomendadas se o seu objetivo é a perda de peso. Espinafre, aspargos e abacate também são fontes de açúcar, mas em menor quantidade.

A base da dieta low carb se baseia principalmente em proteínas e vegetais diversos: carne, peixe, ovos, legumes variados devem estar em maior quantidade no prato. O consumo de gorduras naturais, como manteiga, azeite de oliva e óleo de coco, também é bem-vindo. Os laticínios – leite (sem lactose), queijo, iogurte, coalhada – também podem ser consumidos com moderação.

Para o médico, low carb não é uma dieta, mas sim, um "estilo de vida" que faz com que as pessoas aprendam a comer sem o excesso do carboidrato na rotina alimentar, mas também sem passar fome ou abrir mão de tudo o que gosta para conseguir manter o corpo magro.

De qualquer modo, o especialista lembra que a maioria das dietas restritivas nem sempre oferecem ao corpo os nutrientes necessários. Além disso, elas trazem muitas consequências psicológicas e emocionais que prejudicam todo o processo e faz com que as pessoas desistam no meio do caminho.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade