Publicidade

Estado de Minas BELEZA

Homens de barba são mais atraentes, diz estudo

Formato do rosto não é o diferencial para as mulheres


postado em 19/11/2018 10:30 / atualizado em 19/11/2018 11:05

(foto: Journal of Evolutionary Biology/Reprodução)
(foto: Journal of Evolutionary Biology/Reprodução)

O estilo chamado lumberjack, ou lenhador, ganhou força no Brasil e no mundo recentemente. Homens barbados usando camisa quadriculada podem ser vistos andando pela rua. Até então, trata-se de apenas uma nova "moda", certo? Não para o público feminino. Segundo uma curiosa pesquisa, os homens com barba são considerados mais atraentes pelo sexo oposto.

Essa constatação faz parte de um estudo realizado pela Universidade de Queensland, da Austrália, e publicado no periódico científico Journal of Evolutionary Biology.

A pesquisa convidou 8,5 mil mulheres para classificarem imagens de vários homens com ou sem barba e que poderiam ser considerados potenciais parceiros amorosos.

Os cientistas fotografaram homens de cara limpa, com barba de cinco dias e com pelos que cresceram por 10 dias – após terem barbeado pela última vez. Os resultados foram surpreendentes: todas as mulheres solteiras preferiram homens com pelos faciais.

Curiosamente, os homens com barba de tamanho moderado foram os que receberam as melhores classificações de atratividade, seguidos pelos indivíduos com barba acentuada e com pouca.

Os pesquisadores australianos concluíram que os traços típicos masculinos, tais como uma linha de maxilar pronunciada, que comummente simbolizam saúde e níveis altos de testosterona, podem não ser o ideal de beleza que se imaginava para um parceiro. Enquanto isso, a barba está associada a indicadores como idade e dominância social.

"As barbas podem ser mais atrativas para as mulheres que buscam um parceiro e um compromisso duradouro já que indicam habilidade do indivíduo para competir socialmente com outros homens pelos recursos disponíveis", diz trecho do artigo publicado no Journal of Evolutionary Biology.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade