Publicidade

Estado de Minas IRPF 2018

Receita vai notificar contribuinte com erro na declaração do IRPF

Serão enviadas mais de 380 mil cartas informativas


postado em 02/10/2018 13:22 / atualizado em 02/10/2018 13:13

(foto: Receita Federal/Divulgação)
(foto: Receita Federal/Divulgação)

A partir desta semana, a Receita Federal enviará cartas a cerca de 383 mil contribuintes em todo o Brasil para corrigirem erros nas Declarações de Ajuste Anual do Imposto de Renda da Pessoa Física (DIRPF), relativas ao exercício 2018, ano-calendário 2017.

Segundo o Fisco, em comunicado enviado à imprensa, essas declarações apresentam indícios de inconsistências que podem resultar em autuações futuras.

Ainda conforme o órgão, as cartas somente serão enviadas aos contribuintes que têm o direito à autorregularização, isto é, aqueles que não foram intimados nem notificados pela fiscalização da Receita Federal.

Para saber a situação da DIRPF apresentada, é preciso consultar as informações disponíveis no site da Receita, por meio do serviço Extrato da DIRPF, utilizando código de acesso ou certificado digital. A declaração retida em alguma malha do Fisco apresenta sempre mensagem de "pendência". Junto com essa informação, são fornecidas orientações de como proceder no caso de erro na declaração apresentada.

Não é necessário comparecer à Receita Federal para fazer as devidas correções na DIRPF.

A sugestão do Fisco para quem retificar a declaração é acompanhar o seu processamento por meio do serviço disponível na internet – Extrato da DIRPF.

A Receita adverte que, caso o contribuinte não aproveite a oportunidade de se autorregularizar, poderá ser intimado formalmente para comprovação das divergências.

Após receber a intimação, não será mais possível fazer qualquer correção na declaração, e qualquer exigência de imposto pelo Fisco será acrescida de multa de ofício de, no mínimo, 75% do valor do imposto que não foi pago pelo contribuinte, ou que foi pago em valor menor do que o devido.

(com Agência Brasil)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade