Publicidade

Estado de Minas SOLIDARIEDADE

Empresários mineiros ajudam pequenos negócios

Projeto Estímulo Minas já levantou 15 milhões de reais para oferecer auxílio financeiro e capacitação profissional


postado em 05/06/2020 01:31 / atualizado em 05/06/2020 16:49

Para participar do programa, a pequena empresa tem de comprovar uma receita mensal entre 30 mil e 165 mil reais antes da crise(foto: Pixabay)
Para participar do programa, a pequena empresa tem de comprovar uma receita mensal entre 30 mil e 165 mil reais antes da crise (foto: Pixabay)
"Ajudando pessoas, apoiando negócios". Esse é o mote do projeto Estímulo 2020, que em Minas já arrecadou 18,7 milhões de reais para ajudar pequenos negócios que enfrentam dificuldades por causa da pandemia do novo coronavírus. A ideia é oferecer auxílio financeiro e capacitação profissional em uma plataforma 100% digital. Entre as empresas mineiras que financiam o projeto estão Localiza, Banco BMG, Direcional, MRV, Banco Inter, Banco Máxima, Rede Mater Dei, Supermercados BH e Codemig.

Os negócios poderão ser financiados com capital de giro de valor equivalente a até um mês de faturamento, com juros de 4% ao ano (0,33% ao mês), carência de três meses e prazo de pagamento de até 18 meses. Para ter acesso a esse auxílio financeiro os interessados precisam se inscrever no site www.estimulo2020.org e completar um curso on-line de educação financeira. Além de outros cursos, a plataforma tem também palestras e atividades de mentoria. O movimento continua captando doações – que podem ser feitas por meio do site – e atraindo novos parceiros. Os planos são expandir as ações para outras regiões do país.

Para participar do programa, a pequena empresa tem de comprovar uma receita mensal entre 30 mil e 165 mil reais antes da crise. É preciso também estar formalizada, com CNPJ ativo e estatuto social regularizado; existir há pelo menos dois anos; ter bom histórico de crédito e contas em dias; e operar, preferencialmente, no setor de comércio e serviços. A ação, que foi lançada em São Paulo, replica uma estratégia presente em mais de 500 programas do gênero nos Estados Unidos, conhecidos como "relieffunds".

Bolsas de estudos

O Estímulo 2020 fechou uma parceria com a Unicesumar, instituição de ensino paranaense com três décadas de atuação, para oferecer 10 mil bolsas de estudos integrais a empresários inscritos no programa. Com carga horária de 10 a 40 horas, as aulas, no sistema EAD, abrangem disciplinas das áreas de negócios, empreendedorismo, tecnologia, saúde, direito, criatividade e inovação, entre outras. Para ter acesso ao conteúdo da Unicesumar não é necessário ser aprovado para o empréstimo do Estímulo 2020. 

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade