Publicidade

Estado de Minas CONTEÚDO PATROCINADO

Juros do rotativo do cartão caem durante a pandemia

Embora a notícia seja positiva, taxa ainda está em 313,4% ao ano. Mais do que nunca é preciso ter muito cuidado ao usar o cartão de crédito


postado em 17/06/2020 13:09

O cartão de crédito consignado, elegível para aposentados, pensionistas do INSS e servidores, teve taxas reduzidas neste período de pandemia, passando de 3% para 2,70% mensais(foto: Divulgação)
O cartão de crédito consignado, elegível para aposentados, pensionistas do INSS e servidores, teve taxas reduzidas neste período de pandemia, passando de 3% para 2,70% mensais (foto: Divulgação)
Diante da retração econômica e do crescimento do desemprego, muitos setores da sociedade estão buscando adaptações. No mercado financeiro, inclusive, diferentes soluções estão sendo encontradas para amenizar os impactos do novo coronavírus na economia e na vida dos brasileiros.

Segundo o Banco Central (BC), o juro médio total cobrado pelos bancos no rotativo do cartão de crédito caiu 13,7 pontos porcentuais de março para abril. Com essa atualização, a taxa passou de 327,1% para 313,4% ao ano.

O rotativo do cartão é ativado quando o titular do cartão de crédito paga um valor menor do que o total da fatura (pagamento mínimo). Em 2017, o BC alterou a regra para o rotativo. Anteriormente, o consumidor era mantido no rotativo por vários meses, enquanto a taxa de juros aumentava a cada fatura não paga integralmente.

Agora, quando o cliente entra no rotativo, os juros só podem correr por 30 dias. Após esse período, uma nova forma de pagamento é oferecida ao consumidor, desta vez parcelada, e com taxas congeladas.

Em tempos de ampla dificuldade financeira, o rotativo do cartão de crédito e o cheque especial (juros de 141% a.a.) acabam sendo alternativas muito buscadas para o pagamento de contas e para solucionar emergências. Mas, há outras opções que podem oferecer melhores condições de pagamento e taxas de juros, como o uso do cartão consignado, por exemplo.

O cartão de crédito consignado, elegível para aposentados, pensionistas do INSS e servidores, teve taxas reduzidas neste período de pandemia pelo Conselho Nacional de Previdência, passando de 3% para 2,70% mensais. Essas são médias históricas, nunca praticadas pela modalidade de consignado até então.

Contudo, a melhor maneira de fugir de dívidas com cartão de crédito é fazer um uso regular e bem acompanhado do mesmo. Analisar o orçamento e limitar um valor mensal para gastos e parcelamentos é a melhor maneira de manter as finanças em dia e não cair na modalidade rotativa do cartão. Outra dica importante é ter somente um cartão para uso. Ter muitos cartões pode gerar confusão na hora de administrar limites e gastos.

Por último, mas igualmente importante, use o aplicativo do seu cartão de crédito para fazer o controle dos gastos semanalmente/mensalmente. Dessa forma, será possível analisar as finanças e entender quais tipos de gastos cabem no orçamento e quais precisam, de fato, ser evitados.

Você sabia que a conta digital meu_BMG tem um aplicativo inteiramente pensado para facilitar o uso pelo titular da conta? Com plano de benefícios, fácil acompanhamento do cartão de crédito, cashback em todas as compras, transferências gratuitas, atendimento 24 horas e muito mais! Abra uma conta no meu_BMG e confira! 

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade