
A pesquisa indica ainda que os consumidores estão mais atentos aos preços e optando por formas de pagamento à vista, com destaque para o PIX, escolhido por 24,4% dos entrevistados. “O Dia dos Pais se tornou a grande data que abre o segundo semestre do ano e a quarta mais importante para o varejo. Em Belo Horizonte, observamos que o consumidor está disposto a investir no presente, mas com consciência. Tanto que a maioria está atenta às variações de preços e vão pagar à vista”, afirma Marcelo de Souza e Silva, presidente da CDL/BH.
O valor médio estimado para os presentes neste ano é de R$ 226,77, representando um aumento de 42% em relação a 2024, quando o tíquete médio ficou em R$ 159,91. A maioria dos consumidores (63,8%) pretende pagar à vista. Entre as modalidades de pagamento, além do PIX (24,4%), aparecem dinheiro (19,2%), cartão de débito (16,7%), crédito à vista (12,8%) e cartão da loja (1,3%). Já o parcelamento no cartão de crédito foi citado por 20,5% dos entrevistados (com média de três parcelas), e o parcelamento via PIX, por 1,3%. Outros 3,8% não souberam ou preferiram não responder.
Quanto aos presentes, as lideram a lista dos produtos mais procurados, sendo a escolha de 50% dos consumidores. Cosméticos (19,2%) e calçados (17,9%) vêm em seguida. Também foram mencionados acessórios (5,1%), instrumentos musicais (3,8%) e guloseimas (2,6%). Outros itens, como eletrônicos, decoração, artigos esportivos e utensílios domésticos, foram apontados por 1,3% dos entrevistados.
Os valores médios para os principais presentes são:
- Roupas: R$ 204,90
- Cosméticos: R$ 303,60
- Calçados: R$ 176,90
- Acessórios: R$ 225,00
A maior parte dos consumidores (65,4%) pretende fazer as compras presencialmente, sendo 38,2% em shoppings e 28,9% em lojas de rua. Os canais online também têm participação, com 22,4% optando por marketplaces. Pequenos comércios (5,3%), lojas de serviços essenciais (3,9%) e shoppings populares (2,6%) também foram mencionados.
Entre os fatores que influenciam a escolha do local de compra estão a localização (20,5%), os preços (16,7%) e a qualidade do atendimento e dos produtos (12,8%). Na escolha do presente, pesam o desejo da pessoa homenageada (30,8%), a qualidade do produto (26,9%), a necessidade do presenteado (23,1%) e os descontos (19,2%).
Entre os entrevistados que pretendem presentear, 93,2% afirmaram que vão comemorar o Dia dos Pais com um almoço em casa. Já 13,6% planejam ir a restaurantes. O gasto médio estimado com a celebração é de R$ 240.
Sobre a pesquisa
O levantamento foi realizado entre os dias 17 e 20 de julho, com 200 consumidores de Belo Horizonte. Considerando a suposição de aleatoriedade da amostra, o estudo tem um intervalo de confiança de 95% e margem de erro de 6,9%.