Estado de Minas RECONHECIMENTO

BH-TEC é eleito a melhor aceleradora de inovação do Brasil

Parque tecnológico gerido pela UFMG recebeu o prêmio da Anprotec por projeto voltado a soluções para a crise climática


postado em 21/10/2025 09:28 / atualizado em 21/10/2025 09:33

Marco Crocco (ao centro) recebeu o prêmio da presidente da Anprotec, Adriana Ferreira de Faria(foto: Divulgação)
Marco Crocco (ao centro) recebeu o prêmio da presidente da Anprotec, Adriana Ferreira de Faria (foto: Divulgação)
O Parque Tecnológico de Belo Horizonte (BH-TEC) foi eleito a melhor aceleradora de empreendimentos de inovação do Brasil, em premiação organizada pela Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec). O parque, gerenciado pela UFMG, concorreu com mais de 100 aceleradoras de todo o país.

A cerimônia de entrega ocorreu na última semana, em Foz do Iguaçu, no Paraná, durante a Conferência Anprotec 2025, um dos maiores eventos globais dedicados ao empreendedorismo tecnológico, realizado pela Anprotec em parceria com o Sebrae.

“É a consolidação de uma trajetória. No ano passado, ganhamos o primeiro lugar na categoria parque tecnológico, e, no primeiro ano de funcionamento, vencemos como aceleradora”, afirmou o CEO do BH-TEC, Marco Crocco, ao receber o prêmio.

O projeto vencedor, intitulado Prêmio Assembleia de Incentivo à Inovação – Crise Climática, nasceu de uma parceria inédita entre o BH-TEC e a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Lançado em 2024, o edital mobilizou pesquisadores, empreendedores e agentes do ecossistema mineiro em torno de um objetivo comum: desenvolver soluções concretas para as mudanças climáticas.

Dez propostas foram selecionadas e, desde janeiro deste ano, vêm participando de um programa estruturado e executado pelo BH-TEC, que inclui capacitações, mentorias especializadas e validação técnica das ideias.

“É um projeto com um arranjo único dentro do ecossistema. Nunca vimos uma assembleia legislativa, junto com um parque tecnológico, executando algo tão voltado para buscar soluções concretas para a sociedade”, destacou Camila Viana, head de Sustentabilidade do BH-TEC.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação